terça-feira, 26 de julho de 2016

TRAFICANTE DE ARMAS POLACO UTILIZAVA PASSAPORTE DIPLOMÁTICO DA GUINÉ-BISSAU


A Polícia Nacional espanhola, em colaboração com a Europol, deteve na cidade turística espanhola de Ibiza o chefe de uma rede internacional de tráfico de armas. No momento da detenção, o ex militar polaco multimilionário, possuía um passaporte diplomático da Guiné-Bissau e alegou ser cônsul deste país, sugerindo que beneficiava de imunidade diplomática.

Segundo as informações que tivemos acesso junto das autoridades a rede desmantelada vendia armas de guerra a países em conflito, tais como o Sudão de Sul ao qual foram vendidas 200 mil Kalashnikok AK-47, lança-mísseis e tanques militares. Nas suas operações a organização criminosa terá supostamente utilizado o avião presidencial gambiano.

O ex militar polaco e chefe da rede de tráfico terá adquirido o documento diplomático da Guiné-Bissau durante o período do governo de transição resultante do golpe de 12 de Abril que derrubou o executivo de Carlos Gomes Júnior.

As investigações revelaram que a rede de tráfico de armas dispunha de antenas em vários países europeus nomeadamente em França, Alemanha, Bélgica e Holanda.

Braima Camara
© e-Global/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário