terça-feira, 26 de julho de 2016

PR MOÇAMBICANO EXONERA VICE-CHEFE DO ESTADO-MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS


O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exonerou hoje o vice-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Olímpio Cambona, oriundo da Renamo, principal partido de oposição, indica um comunicado da Presidência da República. A nota de imprensa não indica as razões da exoneração nem o sucessor de Olímpio Cambona. Com a patente de tenente-general, Cambona ocupava o cargo mais alto entre os oficiais que a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) indicou para integrarem as FADM, criadas no âmbito do acordo geral de paz de 1992, por efetivos da antiga guerrilha do principal partido de oposição e por membros das Forças Populares de Libertação de Moçambique (FPLM), o exército do Governo da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo). 


A Renamo tem acusado o executivo da Frelimo de marginalizar os oficiais oriundos da oposição, favorecendo oficiais ligados ao partido no poder.


A despartidarização das Forças de Defesa e Segurança moçambicanas é um dos pontos da agenda de negociações que o Governo moçambicano e a Renamo estão a manter para o fim da crise política e militar no país.

As negociações estão interrompidas desde o fim de semana por proposta dos mediadores internacionais, que pediram tempo para consultas às lideranças do Governo e da Renamo em torno da exigência do principal partido de oposição de governar nas seis províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014.

Lusa com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário