segunda-feira, 18 de julho de 2016

«UNIÃO AFRICANA» CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO INAUGURA PASSAPORTE AFRICANO



Bissau, 18 Jul 16 (ANG) - Os primeiros passaportes da União Africana (UA) foram entregues domingo aos Chefes de Estado presentes na 27ª cimeira da organização continental, que decorre em Kigali, Ruanda.

Os documentos foram entregues de forma simbólica aos presidentes do Rwanda, Paul Kgame e do Tchade, Idris Sabry, pela presidente da Comissão da UA, Dlamini Zuma. Os utentes desses passaportes poderão circular pelos países africanos sem necessidade de visto, cumprindo assim com um dos objectivos da agenda 2063 referente à integração do continente.

Apelos ao fortalecimento da unidade no continente, ao cumprimento da agenda 2063 e à aposta na juventude pelos líderes africanos presentes no evento marcaram a cerimónia de abertura da cimeira. 

Discursando na abertura do conclave, o Presidente do Rwanda, Paul Kagame, apelou ao espírito de solidariedade no continente, com vista a alcançarem os objectivos preconizados nos ideais do pan-africanismo.

Paul Kagame pediu aos homólogos africanos para que, na cimeira, se preocupassem mais com as questões prioritárias do continente, ao invés de perderem tempo em assuntos que em nada contribuem para o fortalecimento da organização e de África. 

“Devemos aproveitar as nossas cimeiras para definirmos as nossas prioridades e decidirmos como resolver os nossos problemas, pois África está a levantar-se”, referiu o Chefe de Estado anfitrião.

Na ocasião, a presidente da Comissão da União Africana, Dlamini Zuma, assegurou que estão criadas as condições para que a presidência da organização seja assumida pela República Centro Africana. 

Dlamini Zuma destacou a importância do passaporte da União, o qual considerou um passo fundamental no processo de integração do continente e livre circulação dos cidadãos. 

Após fazer uma retrospectiva sobre o trabalho realizado durante o seu mandato, a presidente da Comissão da União Africana realçou que ainda existem tarefas por cumprir. 

O presidente em exercício da União Africana, Idris Debry, condenou o retorno das hostilidades no Sudão do Sul, que já causaram a morte de 300 pessoas. Apelou para a necessidade da UA trabalhar com urgência na criação de mecanismos de paz e segurança no continente. 

A presidente da União Panafricana da Juventude, Franci Muyomba, apelou aos Chefes de Estado para aprovarem a criação de um fundo de apoio aos jovens empreendedores. “É imperioso que os líderes africanos apostem no empreendedorismo, que tem contribuído para a geração de empregos e na melhoria das condições de vida de muitos cidadãos no continente”, reconheceu. 

Ao intervir na cerimónia, o presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Moahamud Abas, condenou os actos de terrorismo perpetrados em França e manifestou disponibilidade de contribuir para o combate a este fenómeno que ceifa a vida a muitos cidadãos inocentes.

Moahamud Abas advogou, de igual modo, a necessidade de África reforçar a solidariedade com a Palestina, destacando o apoio prestado pelos países africanos à causa palestiniana.

A Guine-Bissau participa nesta Cimeira com uma delegação chefiada pelo Presidente José Mário Vaz.

ANG/JA/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário