quarta-feira, 27 de julho de 2016

DR. JORGE CARLOS FONSECA, PRESIDENTE CABO-VERDIANO ANUNCIA CANDIDATURA A SEGUNDO MANDATO


O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou hoje a sua recandidatura quando falta uma semana para o fim do prazo de formalização de candidaturas às eleições presidenciais de 02 de outubro.

O anúncio foi feito ao final da tarde de hoje, na cidade de Praia, à margem do lançamento do quinto volume do livro "Magistratura de Influência", que reúne discursos e intervenções de Jorge Carlos Fonseca enquanto Chefe de Estado e assinala o fim do primeiro mandato presidencial de cinco anos.

Na altura, Jorge Carlos Fonseca anunciou também a suspensão de funções como chefe de Estado.

A reeleição de Jorge Carlos Fonseca, que em 2011 ganhou a eleição presidencial com o apoio do então maior partido da oposição e atual força no governo Movimento para a Democracia (MpD), é dada como certa pela generalidade das sondagens divulgadas, não sendo até ao momento conhecido qualquer candidato da área do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na oposição desde as legislativas de março deste ano.

Nas últimas eleições presidenciais, na segunda volta, Jorge Carlos Fonseca obteve 55,13 por cento dos votos, derrotando Manuel Inocêncio Sousa (PAICV), e substitui Pedro Pires, que cumpriu dois mandatos na chefia do Estado.

As eleições para a Presidência da República, marcadas para 02 de outubro, fecham o ciclo de três eleições este ano em Cabo Verde, depois das legislativas de 20 de março e das autárquicas marcadas para 04 de setembro.

De acordo com o calendário eleitoral divulgado pela Comissão Nacional de Eleições, as candidaturas devem ser entregues até 03 de agosto, no Tribunal Constitucional.

A campanha eleitoral decorre entre 15 e 30 de setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário