quarta-feira, 27 de julho de 2016

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE/ELEIÇÕES: OFICIALMENTE, PINTO DA COSTA É CANDIDATO À SEGUNDA VOLTA DAS PRESIDENCIAIS - TC


Oficialmente, o chefe de Estado cessante são-tomense é candidato à segunda volta das presidenciais de 07 de agosto em São Tomé e Príncipe, pois a desistência não foi formalizada junto das entidades competentes, disse à agência Lusa fonte oficial.

Lisboa, 27 jul (Lusa) - Oficialmente, o chefe de Estado cessante são-tomense é candidato à segunda volta das presidenciais de 07 de agosto em São Tomé e Príncipe, pois a desistência não foi formalizada junto das entidades competentes, disse à agência Lusa fonte oficial. 

Fonte do Tribunal Constitucional (TC) são-tomense garantiu hoje à Lusa que ninguém da candidatura de Manuel Pinto da Costa formalizou oficialmente a desistência anunciada à imprensa pelo Presidente cessante, pelo que a segunda volta da votação contará, também oficialmente, com os dois candidatos mais votados na primeira volta. 

Segunda-feira, Manuel Pinto da Costa, candidato apoiado pelo Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP/PSD), justificou a desistência por considerar que, ao não fazê-lo, caucionaria uma votação de um processo eleitoral "viciado" por uma "série de ilícitos punidos pela lei". 

Na ocasião, Pinto da Costa exigiu a demissão da direção da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) e das respetivas estruturas de fiscalização e salientou que a segunda volta das eleições "não será livre nem transparente e muito menos justa". 

Hoje, em declarações à Lusa, a fonte do TC são-tomense, órgão que acumula com o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) local, indicou que o candidato desistente não apresentou um "pedido formal" no prazo previsto, que deveria ter acontecido até 19 deste mês, dois dias depois da primeira volta, tal como prevê a Lei Eleitoral local. 

Desta forma, a segunda volta das presidenciais são-tomenses, a realizar a 07 de agosto, contará oficialmente com dois candidatos - Pinto da Costa defrontará Evaristo Carvalho, apoiado pela Ação Democrática Independente (ADI, no poder) 

Maria das Neves, apoiada pelos partidos da oposição parlamentar, e os independentes Manuel do Rosário, professor, e Hélder Barros, economista, foram os restantes candidatos que se apresentaram na primeira volta. 

Os resultados oficiais do apuramento geral da primeira volta indicam que Evaristo de Carvalho obteve 49,88% dos votos expressos, seguido de Pinto da Costa (com 24,83%), Maria das Neves (24,31%), Manuel do Rosário (0,69%) e Hélder Barros (0,28%). 

Num universo de 111.222 votantes, foram às urnas 71.524, o que corresponde a 64,31% de afluência, havendo 35,69% de abstenções, equivalente a 39.698 não votantes. Foram ainda apurados 0,9% de votos em branco 2,34% de nulos. 

Inicialmente, a CEN deu a vitória a Evaristo Carvalho, com 50,1% dos votos, à frente de Pinto da Costa, com 24,8%. No entanto, após uma recontagem, e sempre sem avançar com números oficiais, a CEN reviu as contas e anunciou a necessidade de se realizar uma segunda volta das presidenciais. 

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário