Uma delegação do Comité Interparlamentar da UEMOA que se encontra reunida em Bissau numa sessão ordinária foi recebida em audiência ao princípio da tarde pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló.
Os deputados do CIP-UEMOA solicitaram a intervenção do Chefe de Estado guineense no sentido de facilitar a instalação do Parlamento da UEMOA o mais rapidamente possível na sua Sede em Bamako-Mali junto aos seus homólogos da CEDEAO na próxima Cimeira da Organização a ter lugar a 3 de Julho próximo.
De igual modo, os deputados do Comité Interparlamentar da UEMOA demonstraram no seu pedido expresso ao Chefe de Estado guineense o desejo de acompanharem a realização das eleições legislativas antecipadas de 18 de Dezembro.
Em resposta e depois de explicar aos deputados as razões que levaram à dissolução da nossa Assembleia Nacional Popular, o Presidente da República deu garantias de que na próxima Cimeira da CEDEAO de 3 de Julho irá abordar junto aos seus pares a questão relacionada com a rápida instalação do Comité Interparlamentar da UEMOA na sua Sede ainda em fase final de acabamento na capital maliana.
Em relação ao pedido de observação das próximas eleições legislativas guineense, o Primeiro Magistrado da Nação disse que iria levar a questão junto à CNE.
Sem comentários:
Enviar um comentário