quarta-feira, 22 de junho de 2022

UMA DELEGAÇÃO DO COMITÉ INTERPARLAMENTAR DA UEMOA FOI RECEBIDA EM AUDIÊNCIA PELO CHEFE DE ESTADO, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALO, PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS.

Uma delegação do Comité Interparlamentar da UEMOA que se encontra reunida em Bissau numa sessão ordinária foi recebida em audiência ao princípio da tarde pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló.

Os deputados do CIP-UEMOA solicitaram a intervenção do Chefe de Estado guineense no sentido de facilitar a instalação do Parlamento da UEMOA o mais rapidamente possível na sua Sede em Bamako-Mali junto aos seus homólogos da CEDEAO na próxima Cimeira da Organização a ter lugar a 3 de Julho próximo.

De igual modo, os deputados do Comité Interparlamentar da UEMOA demonstraram no seu pedido expresso ao Chefe de Estado guineense o desejo de acompanharem a realização das eleições legislativas antecipadas de 18 de Dezembro.
Em resposta e depois de explicar aos deputados as razões que levaram à dissolução da nossa Assembleia Nacional Popular, o Presidente da República deu garantias de que na próxima Cimeira da CEDEAO de 3 de Julho irá abordar junto aos seus pares a questão relacionada com a rápida instalação do Comité Interparlamentar da UEMOA na sua Sede ainda em fase final de acabamento na capital maliana.

Em relação ao pedido de observação das próximas eleições legislativas guineense, o Primeiro Magistrado da Nação disse que iria levar a questão junto à CNE.





Sem comentários:

Enviar um comentário