sexta-feira, 24 de junho de 2022

PM | ABUJA - CONFERÊNCIA CEDEAO 2030 - ESTRATÉGIA REGIONAL INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO (V)

 

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau


A Nigéria foi anfitrião dos trabalhos da conferência de Lançamento da Estratégia Integrada de Capital Humano da CEDEAO, realizada hoje em Abuja no salão de congressos do Hotel Hilton.

A Guiné-Bissau esteve representado pelo Primeiro-Ministro Eng. Nuno Gomes Nabiam, que assim se associa a este esforço regional que sob os auspícios da Comissão da CEDEAO, compromete-se a desenvolver uma visão e uma estratégia regionais para fazer progredir o desenvolvimento do capital humano (DCH) a nivel de todos os países da Comunidade.

Este importante projecto arrancou em 2020 e 2021, numa digressão pelos Estados-membros da CEDEAO com o intuito de conceber uma estratégia integrada em torno dos desafios e oportunidades do DCH na região.

A estratégia foi concebida em torno de participação de centenas de peritos e intervenientes do Governo, da sociedade civil e do setor privado.

Ficou patente durante apresentação do documento que contém as estratégias do desenvolvimento de capital humano, que coletivamente a CEDEAO ambicione tornar líder na África Subsaariana em matéria de desempenho em termos de DCH até 2030, requerendo isso, todo um trabalho conjunto em torno de uma visão comum e a construção de coligações para prosseguir o DCH com um programa integrado transversal às partes interessadas e fronteiras tradicionais.

Outro aspeto que ficou patente, é que a nível mundial e na África Ocidental, há um reconhecimento crescente da ligação intrínseca entre o desenvolvimento do capital humano e o desenvolvimento económico.

O Chefe do Governo Guineense Eng. Nuno Gomes Nabiam, na sua alocução, manifestou o total engajamento do Governo, em associar-se a iniciativas do género que visam preparar e apoiar jovem e raparigas a adquirem conhecimentos e competências aptos a puderem responder as exigências do mercado de trabalho, e com isso, elevar os níveis de empregabilidade entre os jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário