Convite
Convida V.Ex.ª para a apresentação do livro "Matchundadi: Género, Performance e Violência Política na Guiné-Bissau” de Joacine Katar Moreira, (uma edição do Teatro Praga - Editora Documenta - Sistema Solar), no dia 22 de maio, pelas 15h, no Auditório da Junta de Freguesia de Massarelos,, sito na Rua do Campo Alegre nº 231 - Porto.
A apresentação do Livro estará a cargo de Dr. Filomeno Pina (Psicólogo).
Organização: Eng. Paulo Monteiro e Pate Cabral Djob, Editor & Administrador do "Blogue Conosaba do Porto"
"Matchundadi: Género, Performance e Violência Política na Guiné-Bissau” é um livro de Joacine Katar Moreira que coloca em fricção o conceito de “matchundadi” e a política e o Estado guineenses.
«O homem “matchu” (que funciona na lógica da “cultura de matchundadi”) encontra-se (sente-se) acima da lei e a impunidade é, além do exercício, uma das suas principais caraterísticas. É exatamente nesta correlação “violência-impunidade” que a “cultura di matchundadi” se alega, em que se encontram e se desafiam os protagonistas desta forma de masculinidade hegemónica”, pode ler-se na obra de Joacine katar Moreira, deputada, feminista negra interseccional e ativista anti-racista. Nascida na Guiné-Bissau em 1982, no seio de uma família guineense e cabo-verdiana, tendo imigrando para Portugal com 8 anos de idade.
As suas áreas de estudo e intervenção são os Estudos do Desenvolvimento, Estudos de Género, violência, política e movimentos sociais. Mentora e fundadora do INMUNE – Instituto da Mulher Negra em Portugal, criado em 2018 para lutar contra a invisibilização e silenciamento da mulher negra na sociedade portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário