terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O ANO 2020 É “PENOSO” PARA O SETOR PRIVADO DA GUINÉ-BISSAU – Ministro do comércio

 

O Ministro do comércio e Industria, Artur Sanhá,reconheceu que 2020 foi “penoso” para o setor privado da Guiné – Bissau em termos econômicos, devido à crise sanitária da COVID – 19.

Esta terça-feira, no ato da entrega de prêmios aos vencedores do concurso Tremplin Start – Up UEMOA (Trampolim de empresas recém constituídas da UEMOA), Artur Sanhá afirmou que os programas a favor do empreendedorismo jovem e feminino na Guiné-Bissau estão longe de dar resposta ao desafio do emprego jovem, sublinhando que com a crise de saúde pandémica de COVID – 19, os desafios relacionados ao desenvolvimento do setor privado são enormes.

Artur Sanhá alertou para a necessidade de se reverem as prioridades porque “todas as ações de desenvolvimento visam as pessoas como um fim. Portanto, é necessário, em primeiro lugar, garantir a sobrevivência do homem,com boa saúde”.

Para Artur Sanhá, é preciso promover o gênio criativo de jovens promotores de negócios, afirmando que diante do aumento “galopante do desemprego juvenil”, o trabalho autônomo não é mais uma opção, mas uma obrigação.

“Trata-se de promover a cultura do empreendedorismo através de iniciativas como esta, que visam incentivar os jovens a se dedicarem mais ao trabalho autônomo e à criação de negócios, em vez de esperar pelo primeiro trabalho assalariado, até à velhice antes de perceber que é tarde demais” e disse, esperar que a competição “Tremplin Star Up” não seja a última, mas o início de um processo duradouro que se estende a outros sectores e outros alvos.

Artur Sanha desafiou ainda a UEMOA a organizar uma ação de reconhecimento a favor das empresas que mais contribuem para o comércio intracomunitário e as que promovem os operadores econômicos que mais contribuíram para o desenvolvimento econômico da sub-região. 

Por sua vez, o Presidente em exercício da Câmara de Comercio, Agricultura e Serviços (CCIAS), Mama Samba Embalo, apelou à reflexão da sociedade guineense e do governo sobre a situação lastimável do setor privado no seu todo e com a agravante da situação da covid – 19 sem auxilio, apoio para minimizar o seu impacto sobre as empresas.

Dirigindo-se ao Ministro do comércio, Mama Samba Embalo afirmou que estão inquietos e perplexos pelo que está a ser feito para mitigar os efeitos de vários tipos de impostos sobre as empresas e não só, considerando esses impostos uma “asfixia total e sem fim a vista”. 

A primeira edição da Tremplin Start – Up UEMOA dedica-se ao conceito da economia verde, que visa reduzir os riscos ambientais e escassez ecológico, e desenvolvimento sustentável sem degradar o meio ambiente.

São no total 6 empresas que venceram o concurso, nomeadamente empresas MPILIS SERVICE, Ambiental Multicolor Reciclados SARL, BANDIM ONLINE, ambas receberam cinco milhões de francos CFA cada e as empresas Doli & Irmãos SARL, CTD BISSAU, ADLE SARL receberam um milhão cada.

Por: Tiago Seide

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário