quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

MINISTÉRIO DO INTERIOR MOBILIZA MAIS DE QUATRO MIL HOMENS PARA A QUADRA FESTIVA DO NATAL

 

O Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública (POP), o Brigadeiro-general Tomás Djassi, anunciou esta terça-feira, 22 de dezembro de 2020, que serão mobilizados quatro mil e trinta um (4.031) homens para asseguramento da quadra festiva do Natal. 

As forças de segurança serão divididas em três grupos, nomeadamente: Comando Central, Comando Conjunto e Comandos Operacionais para o centro, norte leste e sul do país e integrarão essas forças, elementos da Polícia da Ordem Pública (POP), a Corporação da Guarda Nacional (GN), o Serviço de Informação de Segurança (SIS), a Polícia Judiciária (PJ), a Interpol e o Serviço Nacional de Proteção Civil – os Bombeiros Humanitários.

Segundo o Comissário Nacional da POP, dos quatro mil e trinta e um homens já mobilizados para a quadra festiva do Natal, trezentos e vinte e sete serão colocados na zona sul, duzentos e cento e onze no centro, setecentos e quatorze farão parte do comando conjunto e operacional de norte e oitocentos e setenta e novel na zona leste do país.

As forças terão a missão específica de garantir a ordem e a tranquilidade públicas, a segurança e a proteção de pessoas e seus bens, bem como prevenir   a criminalidade em geral, diz Comissário Nacional da POP.

Preocupado com a crise sanitária que grassa o mundo e a Guiné-Bissau, Tomás Djassi apela à população a cumprir o decreto nº 19 de 09 de dezembro de 2020, que decreta o estado de alerta à Saúde Pública pelo SARS-COV-2. 

Neste sentido, recomenda o uso obrigatório de máscaras faciais e o distanciamento, no mínimo, de um metro, bem como evitar e aglomerações, as reuniões em espaços fechados não devem exceder 50% da capacidade da sala, mesmo sem pessoas.

Em relação à circulação em transportes públicos, o Comissariado Nacional da Polícia da Ordem Pública referiu que é condicionada ao uso de máscaras por todos os utentes e que os mesmos (transportes públicos) devem manter as janelas sempre abertas.

Tomás Djassi frisou que o comissariado apostará mais na sensibilização como mecanismo de persuasão às pessoas sobre o uso de máscaras e garante um patrulhamento integral até ao interior dos bairros, para permitir que os cidadãos guineenses e  estrangeiros vivam em segurança.

Em caso de litígios ou situações anómalas que possam perigar o processo de asseguramento da festa do Natal, o Comissariado Nacional da Polícia da Ordem Pública aconselha, tanto as forças de segurança quanto os cidadãos a dirigirem-se às esquadras mais próximas.

Por: Filomeno Sambú

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário