terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Boletim Covid-19: GUINÉ-BISSAU REGISTA SEIS NOVOS CASOS DE INFEÇÃO

 

O Alto Comissariado para a luta contra a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) anunciou esta segunda-feira, 28 de dezembro de 2020, que a Guiné-Bissau registou seis novos casos de infeção, em 944 amostras analisadas de 21 a 27 do mês em curso. O país registou também dez casos de pacientes recuperados.

De acordo com o boletim informativo divulgado hoje, dos seis novos casos, cinco são de Bissau e um (1) da região de Bafatá. 

A Guiné-Bissau registou, até ao momento, um total 2.453 casos acumulados, dos quais 2.396 foram dados como recuperados, 45 óbitos por covid-19, 06 óbitos por outras doenças e 06 casos ativos, tendo analisado 36.588 amostras desde o início da pandemia. Segundo as estatísticas, apenas duas regiões têm casos ativos. 

A região sanitária de Bissau tem 2.085 casos acumulados, dos quais 2047 recuperados, 29 óbitos por COVID-19, 04 óbitos com covid e 05 casos ativos. 

A região sanitária de Bafatá regista 62 casos acumulados, 54 recuperados, 07 óbitos e um ativo. 

Na região sanitária de Biombo os dados mantêm-se em 142 casos acumulados, 132 recuperados, 08 óbitos por covid, 02 com covid e sem casos ativos. 

A região de Cacheu que tem um total de 48 acumulados, 47 estão recuperados, um óbito e sem casos ativos.

Quínara tem 40 casos acumulados, todos recuperados. 

A região sanitária de Oio tem 28 casos também todos recuperados.

A região sanitária de Farim mantém-se com 22 casos todos  recuperados. 

A região sanitária de Gabú tem um total de 16 casos acumulados, todos recuperados.

Tombali regista 09 casos acumulados, também todos recuperados. 

A região sanitária de Bolama tem apenas um caso acumulado considerado recuperado.  

Bijagós continua sem casos de coronavírus. 

Ainda de acordo com o boletim,  os  homens continuam a liderar o número de casos  na Guiné-Bissau com 62% de infetados e 38% do sexo feminino.

Na sua declaração, a Alta Comissária para a Covid-19, Magda Robalo, revelou que na semana em análise foi descoberta uma nova estirpe do vírus SARS-CoV-2 que causa a Covid-19 e apelou à colaboração da população no uso obrigatório e correto das máscaras faciais, nos locais públicos abertos ou fechados.   

Em conferência de imprensa conjunta com o Ministério do Interior, o Movimento Nacional da Sociedade Civil e a Liga Guineense dos Direitos Humanos, sobre a “Operação Fim de Ano” com o intuito de fazer uma frente na luta contra a propagação de Covid-19, Magda Robalo pediu o cumprimento rigoroso, durante e depois do festejo do final do 2020, das medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

A Alta Comissária assegurou que não será proibido o festejo tradicional do final de ano, desde que seja num ambiente seguro pelo uso de máscaras e distanciamento social. 

Defendeu que é imperativa a medida de utilização dos espaços fechados de acesso público apenas com metade de lotação, ou seja, não deve exceder 100 pessoas, salvo autorização especial e excecional do Alto Comissariado.

Magda Robalo sublinhou que a “Operação Fim de Ano”  deve ser uma operação voltada à população, não contra a população. Por isso, aconselha que sejam intensificadas as medidas de controlo nas fronteiras, nos transportes públicos, sobretudo o uso obrigatório e correto das máscaras nas vias públicas, nos lugares de lazer, entre outros.   

Por: Djamila Da Silva

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário