domingo, 27 de dezembro de 2020

Guiné-Conacri: Confrontos étnicos provocam sete mortos

Os confrontos de sabor étnico que estouraram neste sábado, 26 de dezembro de 2020, na cidade de Macenta, na Floresta Guiné se degeneraram. Pelo menos sete mortes já foram registradas na comuna urbana. As forças de segurança de Guéckédou, como reforços, não conseguiram controlar a situação.

“São 3 pickups que vieram de Guéckédou como reforço, mas não conseguiam controlar a situação na cidade. Quando chega, já há 7 mortos. Eu mesmo parei ao lado de dois cadáveres assim. Existem tiros. Em direção a Tokpata também há pessoas que queriam passar por lá e foram eliminadas por jovens superaquecidos ”, explicam testemunhas.

Em Dabanani, no centro da cidade, foi encontrado o corpo de um jovem deitado no chão. Segundo nossas informações, traços de golpes de facão são visíveis em seu corpo.

No distrito de Dabanani, a tensão ainda é muito alta. Os jovens tinham facões nas mãos. Os dois acampamentos se encaram em frente à polícia. É aqui que o jovem foi morto. Em seu corpo foram encontrados vestígios de golpes de facão “, testemunhou um ativista da sociedade civil no terreno.

Esses confrontos colocam duas comunidades indígenas (Manian e Toma). Cada um reivindica a paternidade da cidade. A inauguração da casa no corredor está na origem da violência, ficamos sabendo.

Por Africaguinee.com

Conosaba/capitalnews.gw

Sem comentários:

Enviar um comentário