quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

General Biaguê Na N’Tam: “O SONHO DE CONSTRUIR UMA ESCOLA NA MINHA ALDEIA CONCRETIZOU-SE”

 

O Chefe de Estado Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Biague Na N’tam, afirmou esta terça-feira, 29 de dezembro de 2020, que o seu sonho de vários anos de construir uma escola na sua aldeia natal concretizara-se e que assim, já podia ir à reforma com dignidade, respeito e amor que tem pelas crianças da aldeia de Finete e o país em geral.

Biague Na N’tam falava na cerimônia de inauguração do Liceu General Biague Clussé Na N’tam que ele mesmo construiu de raiz, na aldeia de Finete, setor de Bambadinca, região de Bafafá, leste do país, na presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, de membros do governo, pessoas singulares e chefias militares. Na ocasião, Na N’tam disse que tinha a ideia de construir uma escola há vários anos e que se  tornara realidade. Acrescentou que qualquer cidadão guineense pode estudar no Liceu General Biague Clussé Na N’tam, porque é para todos não apenas para naturais de Finete.

O responsável do Estado Maior das Forças Armadas assegurou que a escola que acabara de ser inaugurada irá ajudar as crianças de famílias mais carenciadas para não  percorrerem  longas distâncias como acontecia havia muitos anos em que as crianças saiam da aldeia a pé para Bambadinca, numa distância de 20 quilometro, ida e volta, a fim de assistirem as aulas.

“Quero uma vida diferente para as crianças da minha aldeia em relação aquilo que a nossa geração tinha. Nós tínhamos estudado numa escola precária construída com “blocos de barro” e coberto de palha, mas hoje no mundo atual é diferente, devemos construir escolas com as condições mínimas para que as crianças possam estudar e aprender bem, por isso decidi construir essa escola com apoio de parceiros, empresários e amigos.

Por seu lado, o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, que foi quem presidiu a cerimônia de inauguração, informou que qualquer filho digno sentir-se-ia bem com um ato desse gênero. Acrescentou que construir uma escola daquela categoria para as crianças apreenderem a fim de poder dar continuidade ao processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau é um ato nobre e excelente do General Biague Na N’tam e que espera que esse ato sirva de exemplo para todos os filhos guineense com meios para fazer algo de gênero.

“O ato de Biague Na N’tam despertou bastante atenção no país, assim marcou a sua história não só na aldeia de Finete, mas também no país em geral. Portanto quero convidar o antigo Chefe de Estado, José Mário Vaz, para além do apoio que deu ao general Biague na construção deste liceu, que construa de raiz uma escola em Calequisse, porque ele vai construir também uma escola em Canquelefa, local onde estudou pela primeira vez após a independência nacional”, sublinhou.

De recordar que a construção do liceu General Biague Clussé Na N’tam teve a duração de 14 meses, tem 9 salas de aulas com capacidade para até 40 alunos, totalizando assim 444 alunos do primeiro ao nono ano de escolaridade e 15 professores. Também dispõe de uma biblioteca, sala de informática e secretaria.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário