sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Sociedade/Conselho Nacional dos Filhos de Combatentes da Pátria pede novo recenseamento de raiz dos combatentes

Bissau, 21 Ago 20 (ANG) – O Presidente do Conselho Nacional de Filhos de Combatentes da Pátria pede novo recenseamento de raíz dos veteranos da luta de libertação nacional .

Em declarações aos jornalistas após o encontro com o Presidente da República, Domingos Tambá disse que os combatentes que nunca beneficiaram de apoios do Estado perderam a moral de correr atrás daquele “dinheirinho” dado pelo Estado.

“O dinheiro é no valor de 40 mil francos cfa por mês. Preferem ficar nas tabancas a praticar as suas atividades. Mas nós como filhos, entendemos que devem recebê-los porque é dinheiro dos seus sacrifícios. Portanto, o governo tem que fazer o recenseamento de raiz para que esses possam estar em pé de igualdade”, frisou.

Domingos Tambá disse que, segundo dados de recenseamento de 2010, foram registados 6.721 combatentes e que entre eles, até 2017, só 3.399 recebiam os seus cubsídios.

Acrescentou que 1.465 combatentes viram as suas pensões bloqueadas, e que espera que o Presidente da República ajude a resolver esse problema.

Aquele responsável afirmou que o fundo disponibilizado para a Secretaria de Estado dos Combatentes da Liberdade de Pátria para assistência médica e medicamentosa não é suficiente, acrescentando que os combatentes não estão só em Bissau , pelo que deve ser disponível para os que se encontram nas diferentes regiões do país.

Tambá disse que informaram ao Umaro Sissoco Embaló que a Guiné-Bissau é único país no mundo em que os combatentes não têm uma sede.

Disse que o Chefe de Estado revelou-lhes a intensão de criar um Instituto de Combatentes da Liberdade de Pátria(CLP), que irá se engajar para a melhoria da situação dos combatentes.

Domingos Tambá disse estar preocupado com as delegacias dos CLP criadas nas regiões mas que não funcionam, pelo que a situação dos Combatentes não estão a ser atendidas. 

Conosaba/ANG/DMG/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário