sexta-feira, 28 de agosto de 2020

EMBAIXADOR DA BOA VONTADE OFERECE INSTRUMENTOS MUSICAIS A MILITARES DA FORÇA AÉREA

O embaixador da Boa Vontade e Direitos Humanos ofereceu, no dia 22 de agosto, instrumentos musicais ao Batalhão da Banda Musical da Força Aérea, ocasião que serviu para Ibraima Papa Camará admitir que o recurso às armas para a resolução de problemas não é solução, sobretudo quando eles são de cariz político.

Trata-se de uma cerimónia que se transformou em confraternização entre soldados e oficiais superiores, com animação musical, tendo o chefe de Estado- Maior da Força Aérea intervindo com a interpretação de duas composições musicais de sua autoria.

Na cerimónia, Papa Camará reconheceu a importância do gesto do embaixador da Boa Vontade e Direitos Humanos. Acrescentou que os materiais doados pelo cidadão José Braima Baldé vão permitir a aproximação entre os militares e a sociedade civil através da música, bem como na formação de jovens músicos militares.

“Este apoio chegou em boa altura, porque como podem calcular, todos os elementos desta banda musical beneficiaram de formação especial no Reino dos Marrocos”, pelo que estes instrumentos vão permitir a estes jovens colocar em prática os ensinamentos adquiridos ao longo da sua formação”, garantiu Ibraima Papa Camará. Acrescentou, por outro lado, que os materiais doados serão devidamente tratados e usados para os fins a que se destinam.

O chefe de Estado-Maior da Força Aérea afirmou que as Forças Armadas são um instrumento militar do povo da Guiné-Bissau, razão pela qual rejeitam o recurso às armas para resolução de qualquer problema.

“Reconhece-se, nos últimos cinco anos, uma certa acalmia e distanciamento da classe castrense em assuntos que a eles dizem respeito, devido ao comprometimento da atual estrutura militar em continuar a trabalhar para a pacificação definitiva da sociedade e promover a aproximação mútua entre os militares e a sociedade civil”, prometeu chefe máximo da Força Aérea em representação de Biague Na N’tam naquela cerimónia. Ibraima Papa Camará afirmou que este país precisa de paz e estabilidade para avançar rumo ao desenvolvimento.

Disse para concluir que, enquanto cidadão, que já não há tempo para grandes teorias, mas sim um maior pragmatismo para resgatar a Guiné-Bissau do lugar onde está.

“As Forças Armadas foram vistas como eram, mas hoje são olhadas com outros olhos, pela razão de já não serem as mesmas, por isso vamos mudar o rumo das Forças Armadas a fim de podermos contribuir para os objetivos primeiros, pelo que apostamos seriamente na formação de quadros jovens”, fim de citação.

Por sua vez, o embaixador da Boa Vontade e Direitos Humanos disse que escolheu o Batalhão da Banda Musical da Força Aérea para doar instrumentos por duas razões: primeiro, porque ele é militar e, segundo, porque a música é um elemento fundamental para a promoção da paz.

José Braima Baldé acrescentou que a música é um parceiro ideal para a paz e de aproximação das pessoas, mas alertou que este bem só pode ser alcançado quando houver trabalho, determinação e disciplina.

O jovem empresário afirmou que o objetivo da oferta visa promover uma aproximação forte entre os civis e os militares, porque onde há medo nada pode avançar.

Texto e foto: Seco Baldé Vieira
Conosaba/nô pintcha

Sem comentários:

Enviar um comentário