quinta-feira, 20 de agosto de 2020

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU PRETENDE INICIAR CONSTRUÇÃO DE ESTRADA AEROPORTO-SAFIM NO 1º TRIMESTRE DE 2021

O Governo pretende concluir os trabalhos preliminares para construção da estrada Aeroporto/Safim, financiado pelo Governo chines, nos últimos trimestres deste ano ou primeiro de 2021.

A intenção é anunciada, hoje, pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, Fidelis Forbes, em entrevista á margem do encontro de trabalho dos técnicos multissectoriais sobre avaliação do projecto da construção da referida via.

“Estamos a fazer previsão para o último trimestre deste ano ou no primeiro trimestre de 2021, para que possamos ultrapassar todo estes pressupostos e ultrapassados isso, vamos com o primeiro-ministro ao lançamento da primeira pedra de construção de auto-estrada Aeroporto Safim”, informou o ministro.

questionado sobre alguns condicionalismos para o início do trabalho sobretudo da parte do executivo guineense, Forbes, informa que o governo já está avançado em concluir os três principais pressupostos para o inicio dos trabalhos.

“No que diz respeito ao governo guineense, há três pressupostos fundamental para iniciar os trabalhos e o primeiro, é validação do próprio projecto chinês para o departamento governamental competente que é o ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, depois da validação do projecto é o estudo de impacto ambiental e o último é a indemnização por parte do executivo guineense, às vítimas do projecto e essa indemnização já está incluída na discussão do Orçamento Geral do Estado (OGE) a ser aprovado,” admitiu. 

A China anunciou em 2018, que vai disponibilizar mais de 15 bilhões de franco CFA, para construção de estrada que liga Aeroporto e Safim.

O titular da pasta das Obras Publicas garantiu hoje que o governo chines contínua disponível em apoiar na construir desta estrada.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário