sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Branqueamento de Capitais/GIABA prepara 33ª reunião plenária em Dakar


Bissau, 21 Ago 20 (ANG) – O Director-Geral do Grupo Inter-Governamental contra o Branqueamento de Capitais em África Ocidental (GIABA), anunciou esta sexta-feira em Dacar, no Senegal a agenda da próxima reunião da organização prevista para os proximos dias 24 à 28 de Agosto.

Kimelabalou Aba numa conferência de imprensa virtual ,em Dakar, disse que a 33ª reunião plenária da Comissão Técnica do Giaba vai servir para a partilha de informações importantes sobre a organização,a revisão do documento de governação interna e a celebração do 20º Aniversário do GIABA .

“As sessões visam discutir, entre outros, os progressos feitos pelos Estados membros do Giaba na implementação de medidas de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento de terrorismo, proprocionar um fórum de discusão entre peritos técnicos dos Estados membros sobre as ameaças e desafios relacionados com BC/FT”,disse.

Aba informou que durante as reuniões desta plenária virtual, será discutida nomeadamente à revisão dos processos e procedimentos de avaliação mútua dos Estados membros e os relatorios de acompanhamento no âmbito da 1ª Ronda de Avaliações Mútuas das Comores, São Tomé e Principe e Libéria.

O DG da Giaba disse que a organização tem continuado a esforçar-se e para cumprir o seu mandato apesar de todos os desafios relacionados com a pandemia da Covid-19, acrescentando que estao a usar novas formas e meios de prestar assistência técnica aos Estados Membros e partes interessadas, durante a pandemia.

Apesar dos esforços e realizações, segundo aquele rersponsável, o Giaba continua a enfrentar vários desafios, entre os quais, o baixo nivel de conhecimento e envolvimento virtual bastante dificil , devido a grande lacuna na penetração e qualidade de internet nas regiões.

Afirmou que a má qualidade dos dados continua a ser um desafio ao avanço do trabalho de Luta Contra Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo na região uma vez que muitos países carecem de dados fiáveis e acessíveis.

Kimelabalou Aba pediu parcerias e apoio contínuos dos presentes ao Giaba ,uma vez que continuaram a reunir todas as suas energias para alcançar os objectivos estabelecidos, convencidos de que juntos pode-se construir uma região melhor.

Conosaba/ANG/MSC/ÀC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário