quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Eleição na FFGB/Comissão Eleitoral promete avançar para empossamento do novo Presidente eleito



Bissau,27 Ago 20(ANG) - O primeiro vogal da Comissão Eleitoral que presidiu os trabalhos do Congresso Ordinário da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), Abdu Mané, disse quarta-feira que o novo presidente da Federação de Futebol, Fernando Tavares (Bené) será, dentro em breve, investido nas funções.

Em conferência de imprensa realizada quarta-feira em Bissau, Mané adiantou que a Federação Internacional de Futebol(FIFA), Confederação Africana de Futebol(CAF), o governo guineense e o Comité Olímpico do país já receberam todos os dossiês que comprovam que a eleição do passado dia 8 de Agosto decorreu de forma "legal e transparente".

Abordado sobre as recentes declarações da secretária-geral da Federação de Futebol da Guiné-Bissau de que a polémica em volta da eleição naquela organização vai ser dirimida pela FIFA, Abdu Mané mostrou-se confiante que o organismo que dirige o futebol mundial vai validar o ato eleitoral que elegeu o empresário, Fernando Tavares, como novo Presidente da Federação.

Perante os dois posicionamentos, Virgínia da Cruz disse ter sido mandatada pelo Comité Executivo cessante da FFGB para informar a FIFA e aguardar instruções sobre qual o melhor procedimento.

Um grupo de clubes e associados elegeram no passado dia 08 de Agosto, Fernando Domingos Tavares(Bené) como novo presidente da FFGB, depois de uma tentativa de novo adiamento da eleição por parte da comissão eleitoral, na sequência da suspensão, pela FIFA e por 10 anos, do antigo presidente da FFGB, Manuel Irénio Nascimento Lopes(Manelinho) que concorria ao terceiro mandato.

A comissão executiva cessante , descontente com a eleição de Bené insurgiu-se com alegações de que a eleição é ilegal a luz dos estatutos da Federação e defende realização de um congresso em Novembro para marcação de nova data de eleição instalou-se assim a polémica na instituição que dirige o futebol na Guiné-Bissau.

Apesar dessas divergências, Abdu Mané, um dos membros da comissão eleitoral que supervisionou a eleição de Bené defende que o processo decorreu de forma transparente e legal.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário