sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Combate à covid-19: Karpower oferece dois ventiladores e produtos desinfetantes ao Governo


A empresa turca de eletricidade flutuante Karpower ofereceu, no dia 19 de agosto, dois ventiladores avaliados em cerca de oito mil dólares norte-americanose produtos desinfetantes ao Alto Comissariado para o Combate à covid-19, no âmbito da batalha que está ser travada contra a pandemia.

Em forma de agradecimento, a alta comissária para a covid-19, Magda Robalo, considerou o gesto desta empresa de uma dádiva ao povo guineense.

Esta profissional de saúde afirmou que os ventiladores tornaram-se num equipamento muito procurado no mundo inteiro desde dezembro do ano passado, motivado pela crise que assola o mundo causada pela covid-19.

“Ainda existe falta deste equipamento que salva vidas de pessoas que desenvolvem formas graves desta doença, porque permite levar oxigénio aos pulmões de pessoas infetadas por esta doença”, disse.

De acordo com Magda Robalo, a covid-19 tem a particularidade de nos impedir do acesso ao único bem que é gratuito em todo o mundo, o oxigénio. “Ninguém compra oxigénio e este produto está no ar, é gratuito, rico ou pobre, toda a gente normalmente tem acesso ao oxigénio.”

A responsável máxima do Alto Comissariado afirmou que a covid-19 é aquela doença que faz com que a nossa capacidade de utilizar oxigénio seja diminuta e os ventiladores ajudam a melhorar o transporte do oxigénio para o organismo e, consequentemente, salvar a vida de pacientes.

Magda disse que a Guiné-Bissau passou de uma situação em que tinha apenas dois, três ou quatro ventiladores dispersos em alguns hospitais do país mas que, “agora, com este donativo, aproximamo-nos de 70 ventiladores na Guiné-Bissau”. 

O representante da empresa Karpower na Guiné-Bissau, Prince Lamptey Tetteh, lembrou que não é a primeira vez que a sua empresa concede apoio às autoridades nacionais, pois no mês passado doou ao Hospital Nacional Simão Mendes produtos de higiene. 

No entender deste responsável, Karpower entendeu que não devia ficar somente no mar ou no interior do nosso navio a fornecer eletricidade, mas também conceder apoio na luta contra a pandemia do coronavírus que assola o mundo.

Prince Lamptey Tetteh prometeu que a sua empresa estará disponível a dar todo o apoio que estiver ao seu alcance ao Estado da Guiné-Bissau.

De salientar que o ato contou com a presença do ministro da Saúde Pública, a secretária-geral da Energia e técnicos ligados a estas duas instituições do Governo.

Texto e foto: Fulgêncio Mendes Borges 
Conosaba/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário