sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

O Cota quer fast-track!

Como um jovem comprometido com os valores da democracia não vejo nada que justifique os golpes de estado, sobretudo neste século de grandes avanços tecnológicos.

Na verdade, os abusos, os desmandos, a corrupção é que são factores atractivos para que os militares “assumam as suas responsabilidades”, como filhos do povo, cidadãos fardados e armados, uma vez que o povo pacífico e desarmado não pode defender-se para evitar a desgraça que provém do comportamento dos dirigentes que escolhem para os servir, e não para se servirem.

O apelo ao golpe de estado, por um lunático, sem beira nem eira a contextualização do conteúdo do pronunciamento do CEMGFA feito pelo Comandante Supremo das Forças Armadas, devem levar a Guineense a uma profunda reflexão.

Golpe cá tem mas na Guiné-Bissau

Em democracia, o debate de ideias é que deve contar e o acesso ao exercício do poder político ao mais alto nível deve ser através das urnas, em eleições livres, justas e transparentes, e não ao recurso às armas, como tem acontecido nos anos 70 e 80 do século passado, o que está na origem do atraso em que se encontra hoje muitos dos países africanos, e também da América Latina.

Pensemos em tudo menos em golpes de estado. Golpe de estado contra quem? 

O presidente da República? Contra o povo? Contra o tão sonhado que o Guineense pensa poder ver realizado na paz e estabilidade?

Não! No pensa na utrur cusa, mas importante.
O golpe deve ser dado sim, mas contra a desgovernação, o desleixo, a corrupção, a atitude de subordinação de um órgão de soberania perante o outro, ignorando o sacrossanto princípio da separação e interdependência dos órgãos.

Os militares nunca influenciarem em nada as eleição decorreu de uma forma livres e justas e transparentes isso tudo e fachadas tentativa de dar-se da vitima dos militares que ao longo desse crise politica propositada pelos políticos. Não tem o direito de tentar bloquear pais.

Isso e mais uma manobra de justificar os patrocinadores da campanha luxuoso dos partido no puder que que organizou o escrutínio e armou ofensiva para o seus opositores não tinham saída para vencer o pleito eleitoral do dia 29 de Dezembro que o candidato apoiado pelo MADEM-G15 umaro sissoco embalo venceu numa larga vantagem.

Todos que lutaram essa luta sabe que USE. Venceu as eleições do dia 29 Dezembro limpinho da silva sem interferência de nenhum militar agora esperamos a outra justificação ou insinuação por partes do piores filhos da nossa mama guine de pedir a intervenção militar para afastar o general do povo do palácio.

É bom que os próprios comecem perguntar onde esta João bernardo vieira (nino). Luís Cabral e outros.

O Presidente da República deve saber que é um ser mortal, e a sua diferença com o cidadão comum é de que este o votou para lhe proporcionar o bem-estar de que necessita para levar uma vida decente.

Ter a oportunidade não quer dizer ser o melhor, não ter a oportunidade também não quer dizer ser o pior. Por isso, façamos uma introspecção, por outras palavras, no iabri udjus!

Do que nós jovens precisam fundamentalmente é de formação, formação de qualidade para nos tornar mais competitivos, e de saúde, para que os nossos recursos humanos estejam em condições de produzir e bem produzir.

PEACE AND LOVE!
Longa vida general
.
VIVA A JUVENTUDE, JUVENTUDE ENGAJADA!
VIVA GUINÉ BISSAU UNA E INDIVISÍVEL!
Por: Yanick Aerton

Sem comentários:

Enviar um comentário