Bissau,05 Jan 23(ANG) – O Presidente da República disse estar em curso uma investigação do Ministério Público sobre o investimento, no valor de 400 mil dólares americanos, doados pela União Europeia para a construção do Parque Urbano de Nbatonha.
Umaro Sissoco Embaló que falava na quarta-feira, em conferência de imprensa de balanço das atividades realizadas pela Presidência da República em 2022, disse que o Parque de Nbatonha não justifica o dinheiro disponibilizado para sua construção, de acordo com a sua maquete
Nos últimos dias, as organizações ambientalistas do país denunciaram a demolição do parque urbano de Nbatonha para alegada construção de uma mesquita a ser financiada pelo governo da Turquia.
O Presidente da República fez recordar que existia um espaço de lazer dos jovens, atrás da Catedral de Bissau e que foi demolido, há mais de 30 anos para construção de um centro da Igreja Católica, mas que ninguém levantou a voz contra essa iniciativa.
“Se a Câmara Municipal de Bissau entender que o espaço de Parque de Nbatonha pode servir para a construção de uma mesquita onde está o problema”, questionou Umaro Sissco Embaló.
Disse que, pelas informações que tem, a Turquia irá construir no local, para além de mesquita, um liceu de referência e um centro de saúde, que será dotado de médicos turcos especialistas em oftalmologistas, ginecologistas, medicina interna, entre outras especialidades.
O Presidente da República disse que o parque de Nbatonha é um local subutilizado porque atualmente é esconderijo de lagartos que constituem um perigo para os utentes do mercado ao lado.
“As obras no parque vão prosseguir e no dia em que alguém perturbar, as autoridades irão utilizar todos os meios adequados para repor a ordem”, advertiu.
Sem identificar, o chefe de Estado disse que as pessoas se apoderaram do dinheiro destinado a construção de um parque moderno e condigno, acrescentando que os políticos estão a criar problemas com o capote de ambientalistas.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário