quinta-feira, 31 de março de 2022

Projetos de diversidade agrícola: GOVERNO ANUNCIA INVESTIMENTO DE 39 BILIÕES DE FCFA


O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marciano Silva Barbeiro, anunciou que o governo pretende investir 39 biliões de francos CFA para melhorar a vida das populações das zonas rurais, através do projeto de Diversificação Agrícola, Mercados Integrados, Nutrição e Resiliência Climática- REDE, orçado em 65,8 milhões de dólares financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento (FIDA).

A REDE visa melhorar as condições de vida das populações das regiões de Bafatá, Cacheu, Gabú e Oio de forma inclusiva e vai integrar mulheres, jovens, pessoas com deficiência e migrantes de regresso ao país.

O governante fez este anúncio na quarta-feira, 30 de março de 2022, na primeira reunião do Comité Nacional de Pilotagem (CNP) do projecto REDE. Barbeiro defendeu que investimentos no setor da agricultura são decisivos para garantir a segurança alimentar e nutricional sustentável.

Frisou que a diversificação dos produtos agrícolas vai permitir que haja o reforço da competitividade da produção nacional através do acesso aos mercados regionais e sub-regionais.

Marciano Silva Barbeiro informou que, para a materialização do projeto, a REDE irá adotar práticas agrícolas sustentáveis que possam aumentar a capacidade de adaptação e resiliência face aos choques externos, sobretudo às alterações climáticas.

Por outro lado, o coordenador da REDE, Albino Tcherno Embaló, disse esperar que mais de 80% da população alvo do projeto aumentem a produção para cerca de mais 30% e possa escoar os seus produtos.

Embaló anunciou que o projeto pretende também reabilitar pistas rurais em cerca de 175 quilómetros para facilitar a circulação de produtores ao mercado, bem como construir e melhorar os mercados com finalidade de acabar com as feiras populares “lumus” um pouco por todo o país, nas bermas das estradas.

Por: Djamila da Silva
Foto: D. S
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário