sexta-feira, 25 de março de 2022

BISSAU ACOLHE CIMEIRA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE DA CPLP

A Guiné-Bissau acolheu a Cimeira Internacional dos jovens com as embaixadas, organizada pela Coligação da Juventude dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (CJP).

A CJP é uma plataforma da lusofonia africana que congrega associações e pessoas singulares dos PALOP movidas pelos seus valores irreversíveis e pela neutralidade político-partidária.

O evento de dois dias (24 e 25 de março de 2022), sob o tema “mobilidade intergeracional no século XXI, a nossa história, o nosso direito, a nossa comunidade e a luz da cooperação Win-win”, junta participantes de, entre outros países, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

No seu discurso de abertura dos trabalhos da cimeira de Bissau, o ministro da Juventude, Cultura e Desportos, Augusto Gomes, anunciou que o executivo pretende aumentar e melhorar a “massa crítica” da juventude da Guiné-Bissau, para que possa assumir a sua responsabilidade e operar mudanças positivas.

Gomes disse não ter dúvidas que a juventude guineense está “capturada” por vários interesses, e cabe-lhe a responsabilidade de se libertar.

“A juventude é a força e uma oportunidade que dispõe de todas as condições para operar mudanças, trabalhando numa perspetiva de unidade e de intercâmbios, é possível fazer face aos diferentes desafios que a sociedade da Guiné-Bissau, da África e do mundo enfrentam”, notou.

Por sua vez, a embaixadora da União Europeia (UE) na Guiné-Bissau, Sónia Neto, revelou que a UE elaborou uma estratégia para a juventude e deseja que jovens desenvolvam e participem ativamente na construção da democracia e na luta pela paz.

Para Sónia Neto, a estratégia da União Europeia constitui o quadro de cooperação no domínio da política da juventude até 2027, promovendo a participação dos jovens na vida democrática, apoiando o desenvolvimento social e cívico, concebendo o empoderamento de jovens, com a capacidade de assumir o controlo da sua própria vida e criar maior mudança nas comunidades.

O Coordenador Nacional da CJP, Suaré Baldé, enfatizou que a cimeira de Bissau é um compromisso que levará a organização a continuar empenhada na luta pela qualidade de vida e oportunidades que pretendem estabelecer a nível da África.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário