terça-feira, 29 de março de 2022

LGDH APRESENTA AO CHEFE DE ESTADO A INICIATIVA DA REALIZAÇÃO DO FÓRUM DE DIÁLOGO NACIONAL

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) apresentou ao chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, uma iniciativa da realização do fórum de diálogo que vai envolver todos os atores nacionais para debater a situação dos direitos humanos e produzir propostas de soluções duradouras e sustentáveis.

A iniciativa foi tornada pública esta segunda-feira, 28 de março de 2022, pelo presidente da LGDH, Augusto Mário da Silva, à saída de uma audiência com o Presidente da República a quem entregou a declaração do fórum sobre a segurança, justiça e paz, realizado a 19 e 20 do mês em curso, em Canchungo, região de Cacheu, no norte do país.

Da Silva defendeu que há necessidade de se criarem as condições para a realização do fórum de diálogo nacional e, consequentemente, a reconciliação nacional.

Disse que o documento contém recomendações para o governo e órgãos políticos no que concerne à melhoria das questões de segurança e justiça nas comunidades.

“Tivemos um acolhimento muito favorável do Presidente da República, mostrou-nos total abertura para colaborar a fim de melhorarmos isso. O Presidente deu-nos a garantia de que vai usar a sua magistratura de influência para promover a abertura dos tribunais de setores na região de Bolama/Bijagós, Tombali e outras localidades onde deixaram de funcionar”, contou.

Explicou que apresentaram a preocupação relativamente às questões de raptos e espancamentos registados nos últimos tempos, sobretudo a situação do rapto do cidadão Sana Canté. Enfatizou que Sana Canté precisa de evacuação para tratamento médico, mas perdeu todos os seus documentos na sequência do rapto.

“O Presidente diz desconhecer esses factos e comprometeu-se a falar com ministério do Interior, de forma a facilitar a reaquisição dos documentos. Na opinião do Presidente da República, Sana é um cidadão nacional e não perdeu a nacionalidade guineense” concluiu.

Afirmou que a sua organização vai trabalhar para que haja segurança no país, tendo demonstrado satisfação pelo engajamento do Presidente Sissoco.

“Tendo este compromisso do Presidente da República, estamos motivados. Em breve teremos as nossas comunidades mais seguras e pelo que conhecemos o Presidente vai criar essas condições” disse.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb






Sem comentários:

Enviar um comentário