terça-feira, 29 de março de 2022

GOVERNO GUINEENSE CONSIDERA MASSA SALARIAL INSUPORTÁVEL


O ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, Cirilo Mama Saliu Djaló, afirmou esta segunda-feira, 28 de março de 2022, que a Guiné-Bissau tem uma massa salarial insuportável.

Segundo Cirilo Mama Saliu Djaló, os dados atualizados indicam que 84 por cento das receitas fiscais vão para o pagamento dos salários, e apenas 16 por cento restantes são alocados para outros investimentos públicos.

O governante falava aos jornalistas depois da cerimónia do recenseamento dos funcionários públicos realizada na Presidência da República. O ato contou com as presenças do ministro das Finanças, do Secretário de Estado do Tesouro e do Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais.

Djaló disse que o número de funcionários efetivos está acima de trinta mil, o que é insuportável.

“Razão pela qual o governo está engajado na realização do recenseamento de raiz dos funcionários públicos, por forma a identificá-lo”, enfatizou, sublinhando que o recenseamento vai permitir a organização de base de dados fiável e evitar a disparidade de dados entre o ministério das Finanças e o da Administração Pública.

“Nenhum servidor público está dispensado do presente recenseamento e foi nesta perspetiva que iniciamos o ato com o Presidente da República, sendo o primeiro servidor público. Portanto isso demonstra o engajamento do governo nesse processo “, notou.

O processo do recenseamento iniciado hoje deverá durar seis semanas em todo o território nacional através de brigadas colocadas em diferentes instituições públicas.

O ministro informou que no final do período estabelecido, os dados serão validados e os pagamentos passarão a ser efetuados a partir da nova base de dados.

Salienta-se que as brigadas de recenseamento são constituídas por elementos dos ministérios da Administração Pública, das Finanças, da Economia e da Justiça, através da Polícia Judiciária para verificação dos documentos.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário