terça-feira, 29 de março de 2022

FAO entrega 11 viaturas e nove motorizadas para combate à insegurança alimentar na Guiné-Bissau

O Fundo das Nações Unidas para Agricultura (FAO) entregou hoje ao Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural, 11 viaturas dupla cabines de marca Toyota, nove motorizadas Honda e materiais informáticos entre os quais, seis portáteis, 10 tablets e um vídeo projetor.
Este importante donativo de um parceiro fundamental vem na esteira das grandes linhas programáticas de desenvolvimento estrutural do país. Espelha a aposta do Governo em investir no setor agrícola e na luta contra a malnutrição e carências de alimentos para poder fazer face ao contexto conturbado da pandemia e de novos desafios.
O Governo continua engajado e de mãos dadas com os parceiros em criar condições para financiar a realização do Projeto de Segurança Alimentar de Emergência(PUSA)cuja gestão foi confiada a FAO.
Toda a política virada para o setor agrícola visa nomeadamente lutar contra a insegurança alimentar e nutricional das populações alvo, e vai contribuir para a construção das bases de uma Guiné-Bissau livre da fome e malnutrição.
GOVERNAR PARA TODOS
2️⃣9️⃣ 0️⃣3️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔



O Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) entregou hoje ao Governo guineense 11 viaturas e nove motorizadas para apoiar o Governo no combate à insegurança alimentar, disse o ministro da Agricultura, Marciano Barbeiro.

Os veículos foram adquiridos com fundos do Banco Mundial no âmbito do Projeto de Urgência de Segurança Alimentar (PUSA), implementado pela FAO, refere uma nota da organização mundial.

Vão ser disponibilizadas para técnicos das direções de Agricultura nas nove regiões da Guiné-Bissau para serem utilizadas na distribuição de sementes, fertilizantes e animais, bem como no acompanhamento técnico dos agricultores beneficiários do projeto PUSA.

O ministro da Agricultura disse que os camponeses guineenses ficaram "seriamente afetados" com a pandemia provocada pelo novo coronavirus com situações de insegurança alimentar a partir do momento em que as autoridades tiveram de restringir a mobilidade das pessoas para evitar a propagação da doença.

"Isso afetou o processo de distribuição de sementes, alimentos, e abastecimento do comércio", notou Marciano Barbeiro, para justificar a decisão do Governo em adotar programas específicos para apoiar as comunidades vulneráveis.

Para minimizar a situação, a FAO e o Governo da Guiné-Bissau distribuíram, no ano passado, 582 toneladas de sementes e 290 toneladas de fertilizantes em todo o país, sendo as regiões de Oio e Cacheu, no Norte, e Bafatá, no Leste, as zonas mais contempladas.

Nos primeiros meses deste ano, o projeto PUSA vai distribuir sementes agrícolas e iniciará outras etapas como doação de ferramentas agrícolas para preparação das hortas, vacinação, e fornecimento de animais, além de implementar transferência monetária para apoiar agricultores em situação de maior vulnerabilidade, refere a nota da organização mundial.

O representante da FAO na Guiné-Bissau, Mohamed Hama Garba, afirmou não ter dúvidas de que os veículos serão utilizados para os fins para os quais foram adquiridos, o que irá ajudar a Guiné-Bissau a combater a insegurança alimentar que afeta a população.

Além dos veículos, Hama Garba informou o ministro da Agricultura que a FAO adquiriu e vai entregar vários materiais de escritório para ajudar as autoridades no seu "esforço de assegurar o desenvolvimento económico da população".

Conosaba/Lusa 







Sem comentários:

Enviar um comentário