quarta-feira, 23 de março de 2022

No quadro das relações entre a União Europeia e a República da Guiné-Bissau, a Embaixadora da UE reuniu com o Ministro das Pescas e respectivas equipas.

O encontro visou passar em revista as prioridades identificadas no âmbito da implementação da Política Pública das Pescas assim como a integração deste Setor na Economia Nacional.

Várias iniciativas estão já em curso e em devida planificação com o envolvimento da Delegação da UE e de várias Direções Gerais da nossa Sede da UE, fazendo uso de instrumentos disponíveis na UE como sendo o Fundo do Apoio Setorial do Protocolo do Acordo de Pescas, Programas de Cooperação, Assistências Técnicas às Instituições-Chave do Ministério, Planificação de Ações de Formação e Investigação entre outros.

A Certificação das Exportações da Guiné-Bissau para a UE e a Acreditação do Laboratório das Pescas da GB estão identificadas entre as prioridades nacionais. A UE enquanto parceira de longa data da República da Guiné-Bissau está a trabalhar conjuntamente com as Autoridades Nacionais para disponibilizar meios técnicos e financeiros que possam contribuir para que as prioridades nacionais acima mencionadas sejam concretizadas.

A Embaixadora assinalou a importância de uma gestão coordenada dos recursos disponíveis e dos instrumentos EU disponibilizados à Guiné-Bissau como forma de se multiplicarem ganhos nacionais na Segurança Alimentar, Emprego e Crescimento Económico. Igualmente assinalou a importância de uma gestão transparente dos recursos naturais como garante da sustentabilidade dos mesmos.
# JuntosFazemosMelhor

Sem comentários:

Enviar um comentário