segunda-feira, 22 de março de 2021

São Tomé e Príncipe/Número recorde de candidatos às Presidenciais

 

Bissau, 22 Mar 21 (ANG) - São Tomé e Príncipe está a escassos cinco meses da realização de eleições presidenciais e o candidato eleito irá substituir no cargo o actual Chefe  de Estado, Evaristo Carvalho, que termina o seu mandato  em Setembro deste ano.

A lista é enorme para concorrer ao caldeirão do Palácio cor-de-rosa. São mais de uma dezena de candidatos que têm intenção em disputar as próximas eleições presidenciais previstas para Julho deste ano.

Os candidatos terão que passar por um processo de crivo do Tribunal Constitucional que os  legitimará como candidato oficial às presidenciais.

É pela primeira vez na história das eleições em São Tomé e Príncipe que se regista um número  elevado de  candidatos às presidenciais. A lista integra ex-primeiros-ministros, antigos  líderes partidários, ex-ministros e membros da sociedade civil.

O interesse na óptica de alguns analistas, reside em motivações financeiras e na afirmação política e de cidadania, visando alterar o actual paradigma político do país.

A comissão eleitoral está a trabalhar em velocidade de cruzeiro para concluir a elaboração dos cadernos eleitorais no  território nacional e nalguns círculos da diásporaPara as próximas eleições alargou-se o leque de círculos eleitorais  em África e na Europa.

Os sociais-democratas foram os primeiros a escolher o seu candidato. A escolha recaiu  em Posser Costa, ex-Primeiro-ministro que obteve mais de 80% dos votos dos conselheiros do  MLSTP-PSD,  partido maioritário da actual coligação governamental. Posser da Costa superou outros candidatos do seu partido, nomeadamente Maria das Neves, Elsa Pinto, Jorge Amado e Victor Monteiro. 

Conosaba/ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário