segunda-feira, 22 de março de 2021

JUVENTUDE DO PRS ANUNCIA A INAUGURAÇÃO DE UMA AVENIDA COM O NOME DE KUMBA IALA

 

A Juventude da Renovação Social (PRS) anunciou esta segunda-feira, 22 de março de 2021, que vai inaugurar uma avenida na cidade de Bissau que será batizada com o nome de Kumba Iala, antigo líder e fundador dos renovadores e ex-Presidente da República eleito.

O anúncio foi tornado público pelo presidente da comissão organizadora da primeira academia da juventude do PRS, Ufé Viera, à saída de audiências separadas na presidência da República entre Úmaro Sissoco Embaló  e diferentes organizações juvenis partidárias e apartidárias,  nomeadamente: a Juventude do PRS, a Rede de Associações juvenis (RNAJ), o Movimento de Jovens pelas Autarquias na Guiné-Bissau, o grupo dos 18 partidos políticos e a juventude do Madem G-15. 

Ufé Vieira sublinhou que o encontro com o Presidente da República visou partilhar a agenda do partido, sobretudo as atividades organizadas pela juventude dos renovadores relacionadas com a academia de formação política da ideologia de Kumba Iala e a inauguração de uma Avenida, em Bissau, em homenagem ao líder fundador do PRS.

Vieira frisou ter recebido garantias do chefe de Estado  que no dia 04 de abril, data da morte de Kumba Iala, que uma avenida será inaugurada e batizada com o nome de Kumba Iala, como um dos pioneiros e precursores da democracia guineense.

DJibril Sana Sanhá, presidente da Rede das Associações Juvenis, referiu que o encontro com o Presidente da República foi uma visita de cortesia no qual abordaram assuntos ligados à problemática da juventude, no seu todo, sobretudo, no que toca à questão das sucessivas greves nos setores sociais como a educação e a saúde.

“Pedimos ao Presidente da República  para usar a sua magistratura de influência para facilitar o diálogo entre o governo e os sindicatos. Recebemos também garantias neste sentido”, notou

MOVIMENTO DOS JOVENS PELAS AUTARQUIAS NA GUINÉ-BISSAU QUER AS AUTÁRQUICAS ATÉ 2022

Domingos João Batista Cadene, porta-voz do Movimento, disse que o objetivo do encontro com o Presidente da República foi no sentido de sensibilizá-lo para a implementação de processo das autarquias na Guiné-Bissau para que não haja erros depois da sua implementação, como processo democrático.

“Não foi feito um trabalho profundo de sensibilização, por isso temos a democracia que temos hoje”, afirmou e referiu que Sissoco Embaló recebeu com satisfação a intenção da organização.

“Disse-nos que um dos seus objetivos é trabalhar afincadamente para que o processo das autárquicas na Guiné-Bissau seja uma realidade”.  

Domingos João Batista assegurou que o manifesto da sua organização prevê que as autárquicas sejam realizadas  até 2022.

Por sua vez, Ibraima Djaló, Coordenador de Grupo de 18 Partidos Políticos, afirmou que a coordenação que foi representar transmitiu ao chefe de Estado a sua preocupação em relação à estabilização do país para permitir e facilitar a governação, bem como concentrar os esforços na luta contra a Covid-19.

Sublinhou que manifestaram igualmente ao Presidente da República de que é bom que o país diligencie o mais breve possível para que as vacinas homologadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) cheguem ao país para fazer face à covid-19.

Por: Carolina Djemé        

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário