quinta-feira, 25 de março de 2021

Guiné-Bissau vai ocupar vice-presidência do Banco de Desenvolvimento da África Ocidental

Bissau, 25 mar 2021 (Lusa) - A Guiné-Bissau vai ocupar o posto de segundo vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BDAO), anunciou hoje o ministro das Finanças guineense, João Fadiá.

"O BDAO, até aqui, tinha um presidente e um vice-presidente e a decisão dos chefes de Estado é que a estrutura governativa seja assegurada pelo Benim, na presidência, pelo Mali no posto de primeiro vice-presidente, e criou-se o posto de segundo vice-presidente que foi atribuído à Guiné-Bissau", afirmou João Fadiá.

O ministro das Finanças falava aos jornalistas no final da cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), que decorreu hoje por videoconferência.

"Luís Braima Soares Cassamá, quadro superior do BCEAO (Banco Central dos Estados da África Ocidental), onde estava a exercer as funções de adjunto do diretor da sede em Dacar, foi designado para ocupar o posto de segundo vice-presidente do BDAO", disse o ministro.

"A partir de agora todas as instituições especializadas da UEMOA têm representante de todos os países-membros, o que não acontecia até aqui", afirmou João Fadiá.

Na conferência, os chefes de Estado e de Governo analisaram questões relacionadas com a segurança, energia, segurança alimentar e financiamento das economias.

A UEMOA é constituída pelo Benim, Burkina-Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.

Sem comentários:

Enviar um comentário