segunda-feira, 22 de março de 2021

TREİNADOR GUİNEENSE SONHA TREİNAR BESIKTAS OU GALATASARAY DA TURQUIA

 

O treinador guineense que está a trabalhar há vários anos na Turquia, Aneximenes Pereira, disse que sonha treinar os três principais clubes de futebol turco, nomeadamente: Besiktas, Galatasaray e Fenerbahçe. Pereira acredita que pode atingir esse objetivo.

Em entrevista telefónica ao Jornal O Democrata, esta segunda-feira 22 de março de 2021, a partir da Turquia, o atual treinador adjunto da Ankara Demir, que milita na segunda divisão do campeonato local, exprimiu sua ambição enquanto treinador de futebol.

“Tenho o sonho de ser treinador de um dos três grandes clubes da Turquia, porque o meu maior objetivo neste momento passa necessariamente por assumir o comando das equipas grandes do campeonato turco, como Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas”.

“O meu percurso mostra claramente que estou perto de atingir este objetivo, porque penso que depois da língua crioula, a língua que falo melhor é o turco, estou afiliado na Federação turca de futebol e quem está ligado ao futebol no país se for confrontado sobre um treinador africano na Turquia vai logo chamar o meu nome”, declarou Aneximenes Pereira.

Segundo explicação de Pereira, além do seu currículo que obteve nesta curta caminhada como técnico de futebol que lhe permite treinar qualquer equipa na Turquia, mas também uma boa relação de amizade com vários jogadores cujo desempenho ajudou a melhorar fora dos seus clubes.

O jovem treinador saiu da Guiné-Bissau em 2010 para estudar Relações Internacionais, graças a uma bolsa de estudos na Turquia. Tentou jogar futebol, mas não conseguiu devido a uma lesão no joelho e chumbou no teste médico, logo focou os seus objetivos nos estudos universitários.

Segundo explicação de Pereira, após a conclusão do seu curso de Relações Internacionais em 2013, iniciou o curso de treinador de futebol, obtendo o nível B da UEFA, que lhe vai permitir o exercício de funções no espaço europeu e nos outros países fora da Europa, em 2017.

Natural de Bissau, o técnico guineense explicou ao repórter de O Democrata que após iniciar o curso do treinador teve logo a oportunidade de trabalhar na equipa de formação de um dos clubes da cidade onde reside.

Com dois diplomas em mãos, Aneximenes Pereira revelou que vai continuar a trabalhar na área desportiva, concretamente ligado ao futebol, com o objetivo de cimentar os seus conhecimentos na modalidade, embora mostra-se disponível para voltar ao país para ajudar o clube da sua região chegar a primeira divisão do campeonato nacional da Guiné-Bissau.

“Falando verdade, um dos meus objetivos é um dia ter oportunidade de voltar a Guiné-Bissau para treinar a equipa “Olívio Pereira”da tabanca do meu país, chamada Bianga à 12 quilómetros da cidade de Cacheu, para  a ajudar a chegar à primeira divisão do campeonato nacional. Também quero trabalhar na equipa do meu bairro Cupelum”, referiu Pereira.

“Não podemos pensar que quando voltamos a Guiné-Bissau só podemos treinar equipas como Benfica, Sporting ou as camadas jovens da seleção nacional, em primeiro lugar temos que iniciar lá em baixo e em seguida a carreira é que pode decidir o nosso futuro”.

Com apenas 32 anos, Pereira já trabalhou em alguns clubes turcos na curta carreira como treinador de futebol. O treinador guineense trabalhou na equipa de Osmanlispor entre 2013 a 2015, foi coordenador de sub 13, 17 e 19 do clube Gençlerbirligi. Entre 2016 a 2018, foi preparador físico do clube Altindağ Belediyesi na terceira divisão.

Durante a entrevista, Pereira abordou vários assuntos ligados ao futebol, com destaque para os jovens futebolistas guineenses nas principais ligas do futebol Europeu. Também falou da sua relação com vários jogadores de diferentes nacionalidades que atuam na Turquia.

Por: Alison Cabral   

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário