segunda-feira, 22 de março de 2021

67% DA POPULAÇÃO GUINEENSE TEM ACESSO A UMA FONTE SEGURA DE ÁGUA, diz director de serviço de gestão de água do ministério dos recursos naturais


É comemorado hoje (22) em todo o mundo dia mundial de água, sob o lema “ Vamos Valorizar a Água”. No país, o acto é celebrado em secção de Binar com a inauguração de um fontenário numa escola em Patche Pansau.

A margem da cerimónia da comemoração, o director de serviço de gestão da água do ministério dos recursos naturais Crisóstomo Cabral de Alvarenga afirmou que 67% da população da GB tem acesso a uma fonte segura de água.

“ (…) 67% da população da Guiné-Bissau tem acesso a um fonte segura de água ou seja a água potável. Daquele 67%, 60% são as que têm acesso as infra-estruturas segura de água e que consomem menos tempo para a colecta de água, os restantes 7% têm acesso mas levam mais de trinta minutos para aquisição deste líquido”, explicou.

Entretanto, a Secretária-geral do ministério dos recursos naturais e energia Hortência Francisco Cá sublinhou que o sector de água, saneamento e higiene tem contribuído nas sinergias nacionais de prevenção e combate a pandemia de covid-19 mediante integração de campanha de sensibilização acompanhada de distribuições de materiais e produtos desinfectantes na implementação da abordagem do saneamento total liderado pelas comunidades e escolas.

A representante do UNICEF no país Nadine Pernal disse que um dos principais objectivos do dia mundial de água é apoiar o cumprimento da meta de desenvolvimento sustentável, água e saneamento para toos até 2030. “ De uma forma geral, estamos hoje numa escola a comemorar esta data porque as crianças em muitos países do mundo são afectadas devido a vulnerabilidade à água”.

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário