terça-feira, 23 de março de 2021

"GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021" - "FOME ZERO"

 

“Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural quebra silêncio sobre o caso “Projeto do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) ”.
Durante o balanço da visita de três dias, esta segunda-feira, 22 de Março de 2021, ao setor de São-domingos, Abel da Silva Gomes quebrou o silêncio sobre o caso “Projeto do Fundo do Desenvolvimento Agrícola (FIDA) que opera no sul do país.
Abel da Silva esclareceu o caso “FIDA” que resultou na suspensão do diretor geral do projeto através do despacho nº 64 de 11de Setembro de 2020.
“Todos os projetos sob a tutela do ministério de agricultura devem seguir os procedimentos normais durante os concursos, de acordo com as leis da Guiné-Bissau, não vamos permitir vícios nem atos corrupção neste ministério”. Avisou Abel da Silva.
“Como é possível ser árbitro, jogador, adepto e treinador ao mesmo tempo? E querem receber os aplausos do ministro no final do jogo, gritando vitória? Perguntou o governante, para de seguida responder “Isso é corrupção”.
O titular da pasta de agricultura promete uma luta sem tréguas contra vícios e atos de corrupção em todos os departamentos sob a sua tutela.
Abel da Silva Gomes deixou claro que não vai compactuar com o desvio de procedimentos que há muitos anos se verifica nos projetos que atuam no setor agrário.
“Já faz um ano em que estou a conduzir este ministério, descobri muitas coisas, tenho dossiês, sei que foram criados vícios nos projetos (particularmente no FIDA/PADES)” denunciou.
“Quem quer saber a verdade que nos pergunte. Não vou permitir que nenhum coordenador do projeto desacate as orientações do governo, realizando atividades arrevelia do ministro. Sabemos que alguém recebeu muito dinheiro no projeto FIDA, se alguém me provocar vou chegar longe”
Sobre o balanço da visita de três dias no setor de São-Domingos, região de Cacheu, Abel da Silva Gomes considerou de positivo a deslocação da sua equipa naquela zona norte do país.
O governante afirmou que a luta contra a fome é uma tarefa de todos e não deve ser associado com a política partidária.
“Aqui não há PAIGC, não há MADEM, nem PRS nem tão pouco APU-PDGB, aqui há somente a luta contra a fome. Deixem de associar o combate a fome com a política partidária” aconselhou.
Abel da Silva apelou os agricultores a colaborarem com o ministério de agricultura no combate a fome e a pobreza, destacando os passos positivos que estao a ser alcançados pela sua equipa nas regiões de Bafatá e Gabú, na primeira campanha de produção da época seca depois de mais de 40 anos.
A delegação agrária visitou este fim-de-semana mais de quinze bolanhas e campos hortícolas no setor de São-Domingos, norte do país.
O assessor de comunicação
----------------------------------------------
Mamadú Baldé

Sem comentários:

Enviar um comentário