sexta-feira, 26 de março de 2021

SUÍÇA PEDE VOTO DA GUINÉ-BISSAU PARA UM CARGO NO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS

Cumprimentos de despedida da Sra. Marion Weichelt Kruspski, Embaixadora da Suíça acreditada na Guiné-Bissau em fim de missão.

A embaixadora da Confederação Suíça para o Senegal, Cabo Verde, Guiné Bissau, Gâmbia, Mali e Mauritânia, Marion Weichelt Krupski, disse nesta quinta-feira, 25 de março de 2021, que está na Guiné-Bissau para pedir o voto do governo guineense à candidatura do seu país para membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A embaixadora fez essa declaração à saída da audiência com o Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, no final da sua missão diplomática para seis países da Costa Ocidental da África.

A diplomata suíça aproveitou a ocasião para apresentar o novo Cônsul Geral Honorário da Suíça na Guiné-Bissau, o guineense Alfredo Hadem.

Marion Weichelt Krupski disse aos jornalistas ter abordado com Sissoco Embaló questões ligadas ao desenvolvimento nesses países da região africana, onde esteve a representar seu o Estado. Considerou “ profícuos” os laços de cooperação, tanto com a Guiné-Bissau quanto com os restantes países da Sub-região.

Marion Weichelt Krupski reconheceu os esforços da Guiné-Bissau no campo diplomático, tendo realçado as relações bilaterais existentes entres os dois países.

“Desde a independência a Guiné-Bissau a Suíça têm mantido uma relação bilateral intensa e coesa, reforçada com a nomeação do seu primeiro cônsul honorário no país desde os anos oitenta.

“Como sabem, a SWISSAID, que tem trabalhado no país, é uma fundação Suíça e tem uma parte de apoio direto do governo Federal Suíço. Tem desenvolvido ações comunitárias em diferentes comunidades guineenses”, disse.

Realçou que deixará a região africana com a sensação de “missão cumprida”.

A embaixadora Marion Weichelt Krupski esteve a representar a Confederação Suíça no Senegal, Cabo Verde, Guiné Bissau, Gambia, Mali e Mauritânia, desde 2017.

Por: Epifânia Mendonça
Foto: : E.M

Conosaba/odemocratagb.






Sem comentários:

Enviar um comentário