sexta-feira, 26 de março de 2021

Eliminatória CAF: GUINÉ-BISSAU VENCE ESSUANTÍNI POR 3 – 1

 


A seleção de futebol da Guiné-Bissau visitou e venceu a sua congénere Essuatíni por 3 a 1, esta sexta-feira, 26 de março de 2021. Alfa Semedo estreou-se com a camisola dos Djurtus e teve oportunidade de fazer um dos três golos.

Os dois outros golos foram marcados pelo Marcelo Djaló e Pelé, ambos também estreiaram a marcar pela seleção nacional.

Numa partida a contar para quinta jornada de fase qualificação para Taças das Nações Africanas (CAN2022), a realizar-se nos Camarões, os Djurtus conseguiram três pontos na luta para a qualificação para CAN’2022, esperando o desfecho da partida entre o Congo Brazzaville e o Senegal, ainda hoje.

A partida transmitida na página oficial do Facebook da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), ficou marcado com a determinação dos pupilos de Baciro Candé em obter três pontos frente a uma equipa que venceu na primeira jornada no Estádio 24 de setembro em 2020.

Num embate muito equilibrada entre as duas seleções que jogaram na capital de Essuatíni, “Os Djurtus” souberam aproveitar as oportunidades para fazer três golos.

Aos 15 minutos da primeira parte a seleção nacional abriu o marcador por intermédio de Marcelo Djaló, na sequência de um pontapé de canto de Fali Candé e quatro minutos depois, a seleção local igualou o placar pelo seu capitão da equipa.

Volvidos 5 minutos, a seleção nacional fez o seu segundo golo pelo estreainte Alfa Semedo. O jovem jogador formado na academia do Sport Lisboa e Benfica, aproveitou grande trabalho de Jorginho na direita para fazer o golo com pé esquerdo.

Na segunda parte, a seleção nacional chegou ao terceiro golo por intermédio de Pelé, na sequência da marcação de um livre. Além do golo marcado, o jogador do Rio Ave fez grande exibição como o Alfa Semedo, João Jaquité e Jonas Mendes, que defendeu uma grande penalidade aos 88 minutos.

Em declarações à imprensa no final do jogo, Baciro Candé, disse que a seleção interpretou a missão de forma sábia.

“A prova disso conseguiram ganhar. Agora, resta-nos preparamos para o jogo em Bissau com a seleção de Congo”.

Para o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Florentino Dias, o governo vai continuar a trabalhar para criar condições aos jogadores no sentido de poderem enfrentar melhor outras seleções.

Na partida desta tarde, Marcelo Djaló e João Mário saíram tocados na segunda parte, também permitiu os dois atletas estreiaram com a camisola da seleção, Simão Júnior e Fali Candé.

Com triunfo frente Essuatíni, a Guiné-Bissau soma 6 pontos no Grupo I, estando em terceiro lugar, atrás do Congo que soma 7 e o Senegal que tem 12 pontos, já com  qualificação garantida. Quando foram 16h00 desta sexta-feira Congo vai jogar contra o Senegal. Essuatíni que perdeu com a Guiné-Bissau soma um ponto numa altura que falta uma jornada para término da fase qualificação.

No próximo dia 30 do mês em curso, os Djurtus vão receber em casa a seleção do Congo Brazzaville, uma partida que pode decidir a segunda seleção apurada do mesmo grupo.  

Por: Alison Cabral / Aguinaldo Ampa

Conosaba/odemocratagb









Sem comentários:

Enviar um comentário