sexta-feira, 26 de março de 2021

«PARCIN CUMA FUMO BRANCO NA TEM DJA NA NÔ GUINÉ-BISSAU!» Covid-19/Direção do PAIGC oferece 20 mil máscaras ao Alto Comissariado para Covid-19




Bissau, 26 Mar 21 (ANG) – A Direção Superior do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC) ofereceu hoje vinte mil máscaras ao Alto Comissariado para Covid-19.

No acto da entrega do referido donativo, o presidente do PAIGC disse que é um gesto de cidadania, compromisso e responsabilidade, acrescentando que a pandemia causada pelo vírus de coronavirus atingiu todas as populações do mundo e que todos devem sentir-se comprometidos com a tarefa de encontrar soluções para a doença.

Domingos Simões Pereira afirmou que tem a consciência do desafio do combate a Covid-19, de trabalhar em colaboração e de fazer tudo aquilo que representa as orientações das autoridades sanitárias, para que a população compreenda a importância de cumprir as recomendações sanitárias, e tratar a pandemia como algo sério, para salvar mais vidas.

Por sua vez, a Alta Comissária para Covid-19 agradeceu o gesto e a Direção do PAIGC, lembrando que faz um ano que a Guiné-Bissau se debate com da pandemia do coronavirus.

Magda Robalo Silva disse que a participação e o empenho de cada um dos dois milhões de habitantes que o país possui e que todos pensavam que o combate a pandemia iria durar pouco tempo, mas que infelizmente se assiste que alguns países já estão na terceira vaga e a Guiné-Bissau na segunda.

Revelou que estão a ser confrontados com dificuldades relativas ao facto de ser uma doença que ainda não tem tratamento, nem uma vacina preventiva, informando que, o que existe é para evitar que haja casos graves e mortalidades.

Magda Robalo recordou que o Alto Comissariado tinha enviado uma correspondência à todos os partidos políticos com assento parlamentar a pedir a colaboração dos mesmos, no combate a pandemia da covid-19 , e disse esperar que as outras formações políticas sigam o exemplo do PAIGC, oferecendo máscaras ou qualquer outro donativo.

Admitiu que a maior dificuldade com que o Alto Comissariado se debate é fazer a população acatar as orientações sanitárias, nomeadamente o uso obrigatório e correcto de máscaras, lavagens das mãos e de distanciamento social.

Magda Robalo assegurou que o referido donativo será destinado aos técnicos da saúde e que vão directamente para os armazéns do Programa Alimentar Mundial(PAM) que é parceiro da Alto Comissariado, a fim de ser distribuído conforme os pedidos que chegam das regiões e dos hospitais.

Garantiu que a gestão dos donativos será feita de forma rigorosa e que não há preferências. 

Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário