segunda-feira, 22 de março de 2021

PGR RENOVA PEDIDO DE COMPARÊNCIA DO PRESIDENTE DO STJ



A Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau (PGR) renovou o pedido feito ao Conselho Superior de Magistratura Judicial para ouvir o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Sanhá, com base numa denúncia feita em Abril de 2018.

Na carta enviada ao Conselho Superior da Magistratura Judicial, a que a Lusa teve hoje acesso e com data de 19 de março, confirmado pelo gabinete da imprensa da PGR à RSM o procurador-geral da República, Fernando Gomes, renova o "pedido de comparência ou escolha do local de prestação de declarações perante o Ministério Público junto do plenário do Supremo Tribunal de Justiça" de Paulo Sanhá pelo "cometimento de crimes públicos" para quarta-feira (24) às 14:00.

O procurador-geral da República já tinha pedido ao Conselho Superior de Magistratura Judicial para ouvir Paulo Sanhá, no passado domingo, dia 21.

O procurador-geral da República quer ouvir o presidente do Supremo Tribunal de Justiça com base numa denúncia, "que se encontra autuada com a data de 13 de abril de 2018", feita por "Bubacar Bari contra o juiz conselheiro Paulo Sanhá", por alegada "denegação da justiça, prevaricação, abuso de poderes e administração danosa, ou seja, desvio de avultados fundos para proveito próprio, enquanto presidente do Supremo Tribunal de Justiça".

Entretanto, em último fevereiro, o procurador-geral da República foi convocado pelo Tribunal Regional de Bissau para um julgamento num processo de alegados desvios de fundos públicos, quando exercia o cargo de ministro.

O início do julgamento está previsto para 25 de março. Ou seja, dia depois de audição do presidente do STJ, Paulo Sanhá.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário