segunda-feira, 29 de março de 2021

"GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU PONDERA CONSTRUIR UMA UNIVERSIDADE EM MANSOA/TERRA SANTA E RECUPERAR A ESCOLA PILOTO DE BOLAMA ONDE IRÁ FUNCIOMNAR UMA GRANDE UNIVERSIDADE TÉNICA"




O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior exortou, este Sábado, ao bom senso dos guineenses para assegurar o funcionamento normal da Educação na Guiné-Bissau.

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior exortou, este Sábado, ao bom senso dos guineenses para assegurar o funcionamento normal da Educação na Guiné-Bissau.

A exortação foi feita durante a reunião com todos os Sindicatos do Sector Educativo para analisar a situação do Ensino Público Guineenses que funciona parcialmente devido a greve Geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné Central Sindical. Aderida pelos dois sindicatos do Sector Educativo, SINDEPROF E FRENAPROF.

O Ministro disse que os Guineense estão descuidados com a educação das crianças e jovens do país o que segundo ele poderá custar muito caro às futuras gerações de Guineenses.

De acordo com o Ministro, se continuarmos neste caminho o país corre sério risco de ser dominado pelos países da Sub-região tendo em conta as políticas de globalização e integração.

“ O Mundo esta cada vez mais Globalizado, países isolados orgulhosamente só já não existem. A Guine-Bissau é um país potencialmente rico, segundo as previsões. Se continuarmos a brincar com a Educação, cidadãos dos Países com quadros mais preparados serão os maiores beneficiários das riquezas da Guiné-Bissau”, alertou o Ministro.

Jibrilo Baldé informou ao Dirigente Sindicais dos grandes esforços que estão sendo levados acabo pela sua Liderança para alavancar o Sistema Educativo com destaque para a possibilidade de construção de mais de 40 novas escolas Ultramodernas, a construção, atrás das actuais instalações do Ministério da Educação, de três edifícios de três pisos para albergar todas direções-gerais, como também, a construção de uma Universidade Em Mansoa e a recuperação da escola piloto de Bolama onde irá funcionar uma grande Universidade técnica.

Jibrilo Baldé, Anunciou ainda as possibilidades de obtenção de um investimento de mais de 30 Milhões de Dólares para revolucionar a formação profissional no país.

Também informou sobre os esforços empreendidos pelo Governo na Liquidação de atrasados salariais dos professores, da reclassificação de todos os professores no âmbito da implementação da Carreira Docente, da efetivação de mais de 06 mil professores eventuais, e os trabalhos que estão sendo levados acabo para resolver, definitivamente, a questão da tabela Salarial diferenciada/Carga Horária.

SINAPROF, SINDEPROTA e SIESE, três dos cinco Sindicatos do Sector Educativo presentes no encontro reconheceram os esforços do Governo e garantiram que sempre apoiaram as iniciativas que visam o desenvolvimento da Educação na Guiné-Bissau, e apelaram a mais esforços do Governo na Liquidação faseada da divida assumida relativamente a tabela salarial diferenciada (carga horária).

SINDEPROF e FRENAPROF mostraram-se irredutíveis nas suas posições de sempre acompanhar a Central Sindical UNTG nas suas greves.

Brevemente o Ministro da Educação Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé Vai reunir – se com todos os atores nacionais, nomeadamente, As Associações Estudantis e Juvenis, A Associação Nacional dos pais e Encarregados da Educação, Sindicatos do Sector e as organizações representativas do Sector Privado da Educação, para juntos procurarem consensos e estratégias para garantir o funcionamento normal da Educação na Guiné-Bissau.

Bissau 28 de Março 2021

Amadu Uri Djalo

Assessor de imprensa e Porta-voz

faladepapagaio/Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário