sábado, 27 de março de 2021

Ca no diskici cuma anos i lakakon!

 

Por: yanick Aerton

A Guiné-Bissau merece tudo menos isso, porque o que estamos a assistir não faz parte daqueles valores que outrora fizeram de nós, um povo respeitado e admirado. Os exemplos abundam, bastando olhar ao lado para ver que a Guiné-Bissau sempre foi uma terra de gente de bem.

O porquê de termos agora uns que se julgam DJINTONS, kilis cu panha pé, que tudo sabem e com direito sobre os demais Guineenses, e os BURUNTUMAS, considerados não aptos para a assunção de qualquer cargo importante no Estado Moderno da Guiné-Bissau (aqui faz-se distinção entre os estados do território de Guiné doutrora no período pré-colonial e o Estado unificado moderno imposto por força do colonialismo, que vigora em todas as ex-colónias, portuguesas, francesas, inglesas etc.), numa altura em que o que se exige das mentes sãs é a unidade para transformarmos este gigante económico adormecido numa Singapura da Costa Ocidental da Africa, senão da África?

Este processo é irreversível e o melhor que as forças políticas que estão na oposição devem fazer, é de se concentrarem na reorganização dos seus partidos e prepararem-se para os próximos embates políticos, porque dentro de 2 anos vamos ter eleições legislativas e, possivelmente, teremos as autarquias antes disso.

Que esses partidos aceitem integrar um governo de largo consenso para fazer valer a sua visão de desenvolvimento, a qual será tida em consideração na visão macro do Governo liderado pelo Eng. Nuno Gomes Nabian.

Poupemo-nos! No para coba cumpanher mal! No contínua mama apesar di no diferenças, pabia no djunta nan és Guine!

Que o bom senso reine e que não nos esqueçamos de que poder Deus cu ta tal, ma tâmbi ica faladu cuma pá bu fica di braços cruzados pá bata pera pá i bin di Céu.

No para coba cumpanher! Nin DSP, nin Ba Quecuto, nin ninguin cu fadi USE!

És males ca na djuda pabia amanha nona bin burgunhu cumpanher.

Nunca no foi um povo malcriado. Anos i mindjor povo di África, na tudo Cusa, te na djiressa, apesar di no carências.

No contínua Mama cumpanher suma dantes!  

Ca no diskici cuma anos i lakakon!

Independentemente di lado cu cada kin sta nel ou ki ta difindi, Cusa ki normal na democracia, I LOVE YOU ALL!

GOD BLESS GUINEA-BISSAU AND IT’S PEOPLE!

PEACE AND LOVE

VIVA UNIDADI ENTRE NOS!

VIVA POVO GUINENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário