domingo, 26 de abril de 2020

Dissolver a ANP é a opção viável!



Por: yanick aerton

Nomeação do Engª. Nuno gomes nabian teve bases legais e claro CEDEAO tem consciência clara disso toda acção feita por general presidente desde a data da sua posse com PR. E legal de ponto de vista politico, única coisa que eu sei se ANP,não criar condição de agendamento de programa depositado pelo governo de Engª, nuno gomes nabian, general presidente não hesitara em dissolve las para o bem do povo não faz sentido ter um monte de bandos de ateus fora de leis tentar bloquear mais uma legislatura e CEDEAO vem dizer isto e aquilo não vamos tolerar a ingerência de CEDEAO no aquilo que e conquista do povo, o bloco e de maioria dos partidos e aliados entre partidos MADEM-15/ PRS/ e APU PDGB, celebrando acordo de incidência parlamentar porque historia só lembra dos reis não dos soldados
Não é porque aquele em quem apostou seja melhor que os outros, mas na sua avidez pela mudança o povo escolheu o candidato do Movimento para Alternância Democrática, Grupo dos 15 (MADEM G15), apoiado na segunda volta pelo Partido da Renovação Social, (PRS), do líder da Aliança do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Engª. Nuno Gomes Na Bian, dos candidatos independentes José Mário e o Carlos Gomes Júnior e os respectivos movimentos de apoio, do. Botche Cande e o seu movimento de apoio, de 18 partidos sem assento parlamentar e de personalidades independentes, decidiu por uma nova aventura, em resposta ao calvário que tem vivido sobretudo nos últimos tempos.
Será que um eventual afastamento do Nuno não vai fazer o USE perder aliados? Aí, o USE, terá de escolher o mal menor.
A CEDEAO pode dizer ou recomendar o que quiser, mas é ao General Presidente que cabe a última palavra.
Porque a CEDEAO não obrigou o Alpha a voltar atrás e só se limitou a não enviar observadores às recentes eleições legislativas e o referêndum?
Porque é que a CEDEAO não piou quando há uns 5 ou 6 dias atrás, o Fauré Gnassingbe mandou prender o líder da oposição e meteu na cadeia? E as atrocidades do Patrice Talon, do Benin?
Agora o general presidente duas opção como salvação nacional face exigência do CEDEAO para formar novo governo tardar ate dia 22/05/ primeiro convocar partidos políticos e apresentar o seguinte: formar um de UNIDADE NACIONAL, liderado por uma figura de consenso para conduzir o pais ao referendo que e recomendado no ultimo comunicado da cimeira de CEDEAO.
Segundo se o ANP não agendar mais tardar ate terça-feira o General presidente deve convocar presidente da CNE, JOSE PEDRO SAMBU para audiência de consulta de possibilidade de organizar eleição legislativas antecipadas no prazo de 90 dias com recomenda a nossa lei magna constituição da republica, e dissolver a Assembleia nacional popular, em caso de grave crise politica ouvidos o presidente da Assembleia nacional e os partidos políticos neles representados e observados limites impostos pela constituição;
Nomear um primeiro-ministro cujo missão único e organizar as eleições legislativas antecipadas.
Ca no sunha firmado, USE tene faca cu queijo. Ista disposto pá corta nunde ki misti i nin mancara cana quebra.

Sem comentários:

Enviar um comentário