segunda-feira, 27 de abril de 2020

ARTIGO Nº 8 - 2020


MALAM GOMES PRESIDENTE DA DIREÇÃO DE ANPRP 

PRESIDENCIAIS 2019 SEGUNDA VOLTA - AS ACTAS DESDE BASE ATÉ AO TOP OU CNE, SÃO CLARAS E AS OPINIÕES E DECLARAÇÕES DOS FISCAIS, DELEGADOS, REPRESENTANTES DOS CANDIDATOS, OBSERVADORES, NACIONAIS E INTERNACIONAIS SÃO UNANIMAS E CLARAS A - DEMOCRACIA TEM JOGOS POLITICOS, MAS TEM PRINCÍPIO E AS REGRAS PARA CUMPRIR

África – os nossos políticos lideres e governantes ou os africanos apresentam-se como quietados ou como pessoas fracas de  mão e cabeças vazias sem nada, sem esperança especialmente, quando lidam com cor branco ou com - AMERIRICANOS, EUROPEUS E CHINNESES.

Mas - Eles são os nossos próprios inimigos, Eles odeiam-se uns aos outros e odeiam-nos e isso dá aos seus mestres coloniais o poder para continuarem a explorar-nos, abusar-nos e fazer pouco de Nós e não respeitar a nossa sociedade e continuam também explorar todos os nossos recursos em África porquê?

Africanos não respeitam uns aos outros, preferem e têm mais confiança no branco, mais de que um africano?!

Concordo com Presidente Russo Vladimir Putin - Pediu para os africanos unirem-se e apostar forte nos africanos inteligentes com visão de médio e longo prazo, do pensamento positivo, livres e dinâmicos (as) diz - Esses não faltam em todos os países africanos ou em todos os cantos mundo.

Os nossos políticos e governantes devem apostar nos sete (7) eixos.

EDUCAÇÃO, INFORMAÇÕES, FORMAÇÕES, SOLIDARIEDADE, NOVAS TENOLOGIAS, CAPTAÇÃO DOS QUADROS NO EXTERIOR E JOVENS.  

É chocante quando alguém está perante uma realidade e tenta a todo o custo ignorá-la, Não tenho e nem sinto nenhum complexo de o condenar,

Mas é bom que os Guineenses e Amigos da Guiné - Bissau, com visão de médio e longo prazo, com formação académicas consolidadas ou letrados (as) sem interesse e nem compromissos, dentro e fora da porta, não ficam com as dúvidas saibam que o (General Umaro Sissico Embaló) ganhou a segunda volta das eleições presidenciais do nosso país República Guiné-Bissau e bem.

No nosso país República da Guiné – Bissau - No dia do escrutínio, as urnas abrem as 7 horas e fecham às 17 horas, da tarde. Imediatamente após o fecho, as contagens começam na presença de todos delegados, fiscais, representantes dos candidatos, observadores nacionais e internacionais e são testemunhadas pelos eleitores e votantes curioso ou interessados.

General Umaro Sissoco Embalo.- Ganhou as eleições presidenciais no nosso país RGB no segundo volta e bem ou limpinho, limpinho, limpinho e limpinho.

Não há nenhum cidadão honesto - (Nacional ou Estrangeiros) que não sabe que o candidato do  (PAIGC-DSP)  foi derrotado nas urnas na segunda volta, Ele próprio tinha reconhecido a sua derrota e Felicitou O General USE.

Os que estiveram no terreno ou nas mesas de votos e que foram testemunhos daquilo que se passou sabem muito bem que (O General USE), ganhou as eleições da segundo volta no nosso país RGB, não estão a defende-lo, estão sim a dizer a verdade, porque assistiram todas as contagens depois do fecho das urnas e sabem muito bem o que se passou. Sejamos honestos, O General Umaro Sisso Embaló - ganhou as eleições da segunda volta na RGB.

Mesmo que houvesse descuido que levou a CNE a não anexar as actas de apuramento nacional no rol dos documentos que entregou ao STJ, cada um dos representes de campanha dos candidatos tem os resultados das eleições.
Em relação a recontagem solicitada pela candidatura do  (Domingos Simões Pereira), além de não estar previstos nas nossas leis eleitoral, há já uma jurisprudência, e quem não se lembra das eleições em que foram protagonistas por destacáveis combatentes da liberdade da pátria o General João Vieira (Nuno)  e Malam Bacai Sanha?

Por isso, essa insinuação não passa de manobra ou grito de desespero de DSP, que Ele sabe muito bem o que se passou. Sejamos claros e honestos!
Dizer que a CNE não elaborou as actas de apuramento nacional é insultar aos técnicos altamente qualificados (as) e competentes que ali prestam serviço há anos ao país e a CNE - Por isso, essa insinuação dos apoiantes de (DSP), não passa de um grito de desespero dos - Apoiantes e próprio DSP.

VAMOS VER OS PARCEIROS ECONÓMICOS INTERNACIONAIS E OS NOSSOS GOVERNANTES NUMA LEGISLATURA SÓ – DE JUNHO 2014 ATÉ FEVEREIRO DE 2020) ENTRE OS GOVERNANTE ESTÁ O PM (DSP).

1. INTRODUÇÃO:

Após a crise política resultante do golpe de estado de 12 de Abril de 2012 um presidente da Republica e um Governo de transição foram instalados com o principal objectivo de normalização política e institucional, o que implicaria a organização e realização de eleições presidenciais e legislativas, conforme manda a CRGB.

Com apoio da comunidade internacional o processo de normalização foi conseguida com a realização efectiva das eleições presidenciais e legislativas em Abril de 2014, que culminou com a tomada de posse do Presidente José Mário Vaz e do governo liderado por Domingos Simões Pereira, ambos do PAIGC - Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo-Verde o partido ou instituição que tem alguns dirigentes – caduca, incompetentes, corruptos e manipuladores de opinião pública, com apoiantes alguns faziam parte do sistema ou da governação a muito tempo e nunca fizeram nada, para a Sociedade e o nosso Pais República da Guiné – Bissau.

A instalação de novas autoridades democraticamente eleitas, tiveram acolhimento muito favorável da comunidade internacional, tendo as instituições regionais da (UEMOA, FCA, BOAD, Comissão da UEMOA) e a CEDEAO, as financeiras internacionais nomeadamente o Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial (BM), Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e ainda, outros parceiros internacionais bilaterais e multilaterais, em particular a União Europeia, se disponibilizou apoiar o país que atravessava um momento crítico após anos de fragilidade e instabilidade política.

As reacções favoráveis mais relevantes à normalização política e institucional na Guiné-Bissau se resume em:

BCEAO: Apoia na mobilização de fundos através de emissão de títulos de tesouro no mercado financeiro da UEMOA e que permitiu o Governo acabado de se instalar, contrair um empréstimo de 15 mil milhões de FCFA (Julho de 2014)

FMI: Negociação e assinatura em Julho de 2015, de um programa de facilidade de crédito alargado (FCFA) no montante de 17,04 milhões de direitos especiais de saque (DES) por um período de três anos, que foi assinado em Julho de 2015.

BANCO MUNDIAL E COMISSÃO EUROPEIA - Apoiaram a realização de uma "mesa redonda de doadores" que foi efectivada em Bruxelas no dia 25 de Março de 2015. O programa apresentado " Terra Ranka" e o seu plano estratégico e operacional (2015-2020) obteve dos parceiros internacionais, a promessa de apoios financeiros de - 1,5 mil milhões de dólares americanos.

OUTROS PARCEIROS BILATERAIS E MULTILATERAIS: da Guiné-Bissau, também apoiaram através de financiamento de vários projectos de desenvolvimento, cobrindo sectores de energia, agricultura, saúde, educação e reformas institucionais.

Contudo, a falta de verdade, trabalho sério, diálogo institucional e a quebra de confiança entre os órgãos de soberania (PR, GOV e ANP) posteriormente resultou na demissão do Governo liderado por Domingos Simões Pereira, em Agosto de 2015. A seguir a essa demissão o país entrou numa nova crise política fazendo voltar a instabilidade governativa que durou até a realização de eleições (legislativas e presidenciais) em 2019, O PAIGC ganhou as legislativa sem maioria absolta, pela primeira, nas presidenciais - DSP e USE passaram a segunda volta e o Umaro Sissoco Embaló, venceu Domingos Simões Pereira.

Contrariando todas as expectativas o Governo de PAIGC no poder e responsável pela organização das eleições, acabou por perder a maioria no parlamento bem como, as presidenciais em que o seu líder e candidato foram derrotados pelo O General Umaro Sissoco Embaló da oposição apoiado por MADEM G-15 liderada por empresário Braima Camará discedentes do PAIGC, na segunda voltam.

 De salientar que as referidas eleições foram unanimemente consideradas bem organizados - livres, justas, pacífico e transparentes pelo conjunto de observadores da Comunidade Internacional e nacional.

Governo Liderado por Eng. DSP (Junho 2014 à Agosto de 2015)

Pontos Fortes: organização e realização da mesa redonda com doadores em Bruxelas, retoma de programa com FMI.

Pontos Fracos: suspensão do programa com o FMI, fomento de corrupção (exemplo operação de resgate dos Bancos), má gestão das Finanças Públicas, endividamento interna.

Governo Liderado por Vetarano Carlos Correia (Outubro de 2015 à Maiov de 2016

Pontos Fortes: Nada a assinalar-Pontos fracos: Má gestão das Finanças Públicas, aumento da corrupção (continuação da operação resgate de Bancos).

Governo liderado por Baciro Djá (Maio de 2016 a Novembro 2016)

Pontos Fortes: Retoma do programa FCA com o FMI

Pontos fracos: Má gestão das Finanças Públicas

Governo liderado por General Umaro Stssoco Embaló (Dezembro/2016 à Janeiro de 2018).

Pontes Fortes: Boa gestão das Finanças Públicas através da instituição de comité de tesouraria e priorização de despesas de qualidade nomeadamente para os sectores de saúde educação; reestruturação e saneamento do Tesouro Público; pagamento regular das despesas de funcionamento (salários e outros) Regularização da divida com a banca local e externa; regularização de dividas com os sectores da educação e saúde e; pagamento de contribuições externas nas instituições internacionais; apoio as embaixadas da Guiné-Bissau no exterior (pagamento de rendas atrasadas e compras de viaturas); reabilitação do quartel de Amura, construção do museu militar da luta armada de libertação, reabilitações do Bureau do PAIGC em Conacry e casa do camarada Amílcar Cabral em Bafatá, reabilitação de estradas de acesso aos Bairros de Bissau, restabelecimento e execução satisfatória do programa FCA com o FMI que após a sua conclusão em Abril de 2018 negociou a sua extensão para mais um ano; renegociação da divida com o BOAD que permitiu a retoma do financiamento da construção da estrada Buba/Catio; devido a regularização de atrasados, retoma de financiamentos dos Fundos Árabes ao país; boa colaboração com o BM - Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento que permitiram concluir negociações de financiamento para sectores de energia, ligação ao cabo submarino de fibra óptica e produção de arroz nos vales de Geba e outros.

Governo liderado por General Umaro Sissoco Embaló - Pontos Fracos: Nada a assinalar.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Governo liderado por Aristides Gomes (Abril 2018 à Fevereiro 2020).

Pontos Fortes: Contrato de fornecimento de energia com a empresa KARPOWER.

Pontos fracos: Aumento de tráfico de droga que graças a cooperação policial internacional foram feitas apreensões recordes de drogas no país, incapacidade do cumprimento do programa em curso com o FMI que levou a suspensão do mesmo; greves persistentes nos sectores da educação por falta de pagamento que culminou com a frustração do ano lectivo 2018/2019 e mau início do ano 2019/2020; greves que paralisaram durante meses a Função Pública e o sector de Saúde; péssima organização do recenseamento eleitoral; má organização da campanha de comercialização e exportação da castanha de caju; endividamento interna acentuado; má gestão das finanças Publicas (abandono de boas praticas que estavam em curso através do comité de tesouraria; aumento de despesas supérfluas com aquisição de bens e serviços não prioritários); falta de investimento nos sectores de saúde e educação (não conseguiu sequer manter o apoio ao HNSM no fornecimento de alimentação aos doentes e nem investir na conservação de equipamento); aumento de corrupção (nomeadamente através de pegamentos dos atrasados internos).

FEVEREIRO 2020 - O primeiro-ministro Eng. Nuno Gomes Nabian, não podemos avalia-lo ainda, porque mal tomou posse, aparece tragédia (COVID - 19 CORONAVÍRUS É TRAGÉNIA MUNDIAL
MALAM GOMES – PRESIDENTE DA DIREÇÃO DE ANPRP EM PORTUGAL

Sem comentários:

Enviar um comentário