sábado, 25 de abril de 2020

RAMADAN, MÊS DO BENÇAO DE ALLAH


por: yanick Aerton
As obrigações impostas ao Muçulmano neste sagrado mês de Ramadão, o mês da perdão e do reforço da fraternidade humana, não podia ficar de braços cruzados, sem vir através deste meio, pedir perdão a todos quantos, por descuido, por emoção, ou por algum excesso, dirigimos palavras menos boas ou que ofendemos nas minhas publicações!
Que nos perdoem, em nome de Allah, o Omnipotente, Omnisciente e omnipresente. Para aqueles que tiveram comportamentos menos aconselháveis para connosco, que fiquem cientes de que os perdoámos, e durante estes 29 ou 30 dias que vamos cumprir com um dos cinco pilares do Islão, não os vamos esquecer nas nossas preces (salat e duá), bem como as respectivas famílias!
Para terminar, gostaríamos de dizer aa nossas irmãs e aos nossos irmãos Guineenses de que, com o reconhecimento, aliás a reconfirmação do reconhecimento pela CEDEAO, da vitória do General UMARO SISSOCO EMBALO, decisão que foi acolhida com satisfação pela comunidade internacional, designadamente a União Africana, a União Europeia, a CPLP, o Conselho de Segurança da ONU, de que estamos perante uma oportunidade ímpar para nos reabraçarmos e caminharmos juntos (pá no ndianta), como nos ensina o Veterano e Herói Vivo, Comandante COTA MANUEL SATURNINO COSTA, e afastarmos definitivamente esta instabilidade que temos vindo a assistir nos últimos anos e que nos tira todo o sono.
Se tivesse um conselho a dar ao PAIGC, e ao seu líder, Engª. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, seria, com toda a sinceridade, este:
Retirar o requerimento de impugnação interposto junto do Supremo de Tribunal de Justiça.
Negociar com o General Presidente a nomeação de um Primeiro-Ministro oriundo das fileiras do Partido, na qualidade de digno vencedor das eleições legislativas de 10 de Março de 2019, uma questão de justiça eleitoral, para desta feita terminar ao 3 anos que restam da legislatura e melhor preparar-se para novos desafios.
Costumo dizer sempre que “kinku mas bo lenha, ma bo fugu”. Isso de resistir, devido ao radicalismo de certos elementos do Partido de Cabral, não adianta, porquanto o General Presidente tem na sua posse aquilo que chamou de “bomba atómica”, isto é, a CRGB, que pode interpretar a sua maneira, e a caneta BIC.
Aconselha-se também ao General Presidente que, apesar de ter sido apoiado pelo MADEM -G15 e demais partidos bem como PAIGC, organizações e personalidades, na qualidade de guardião da Constituição, deve devolver a governação ao e, só em caso de não reconfirmar a sua maioria no Parlamento deverá ser demitido, e, em consequência, solicitar o segundo maior partido com assento parlamentar, para formar um governo, caso consiga garantir essa requerida maioria de pelo menos 43 deputados em efectividade de funções.
No meio de tudo isso, quem sai a perder é o PAIGC, e não o seu líder, porque as lideranças são circunstanciais enquanto o partido é perene, enquanto não for estatutariamente extinto. Por isso, que seja dada a oportunidade de o partido retomar as rédeas do poder e, numa perfeita coabitação com o General Presidente, tirar o pais da situação difícil em que se encontra.
E possível uma coabitação pacífica, desde que o PAIGC, proponha ao General Presidente uma figura, de preferência feminina, assim a Guiné-Bissau inauguraria uma nova era, a era das Rainhas Okinka Pampa.
Sem nenhum desprimor, ma i bom pá ca no diskici di kuma Deus cu ta da poder. Anta si fosse ba concurso, USE na passa ba diante di Cagodo Jr cu Jomav, cu tudo experiência di dirigi cu esis tene? Ora ki sim no seta, no sinta no bata pera no vez, paca força barra.
O povo fez a sua escolha livremente e essa escolha recaiu naquele que era candidato do MADEM G15, GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO. E se o próprio líder do PAIGC compreendeu isso e foi o primeiro e felicitar o vencedor, o porque de tudo isso?
O nosso apelo neste mês sagrado é que deixe de nos olharmos como inimigos, pabia di turpesa, ainda que não devemos perder de vista que aqueles que roubaram terão que prestar contas e o Estado não devera hesitar um segundo para confiscar os bens que roubaram, incluindo as mansões comparadas em Franca, Portugal, Senegal, e DUBAI pabia, como dizem os Inconformados, “povo ika lixo”.
Muitos daqueles que não se reviam no candidato imposto ao PAIGC, e que apoiaram o USE, mas que nunca serão de nenhum outro partido, já querem regressar a casa para participar naquilo que o Bob Marley chamava de “Redemption”.
Recuperam a governação, “abram as alas”, mas desta vez não é contra o Jomav e muito menos o USE, porque os militantes querem regressar a casa para continuarem o bom trabalho que fizeram nas legislativas de Marco de 2019!
Que Allah recompense merecidamente os sacrifícios que vamos consentir voluntariamente neste mês sagrado do Ramadan Kareem!
Terminamos, desejando a todos os Guineenses, sem excepção, um Ramadan Mubarak!

Jejum purifica os órgão, vamos todos jejuar esse mês muçulmano e muçulmana!

Sem comentários:

Enviar um comentário