terça-feira, 28 de abril de 2020

«AUDIÊNCIA» PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU ENCONTRA-SE COM O PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÕES (CNE), DR. JOSÉ PEDRO SAMBU


SISSOCO EMBALO PONDERA REALIZAR ELEIÇÕES LEGISLATIVAS ANTECIPADA
O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) disse hoje que é muito importante a observância das condições técnicas em caso de quaisquer eleições antecipadas este ano no país.

José Pedro Sambu falava numa declaração a imprensa após um encontro com o presidente da República, que visa analisar se há possibilidades para a realização das eleições legislativas antecipadas ainda este ano, caso Umaro Sissoco Embalo vier a dissolver o parlamento como ameaçou na semana passada, durante uma visita realizada no Estado-Maior General das Forças Armadas.

Interpelado se, em caso da dissolução do parlamento a CNE estaria em condições para realização das eleições Sambú diz que é fundamental observar as condições técnicas que inclui a actualização de recenseamento eleitoral.

“ Não estamos a falar praticamente do tempo, mas sim das condições técnicas que é fundamental observar e que tem a ver com a actualização do recenseamento para depois se seguir para as eleições. Do resto, compete ao presidente decidir”, salientou José Pedro Sambu.

José pedro Sambu, confirmou que o presidente da Republica está a ponderar a dissolução da Assembleia Nacional Popular e a convocação das eleições.

“É um assunto que está em cima da mesa", disse, aos jornalistas, José Pedro Sambu, depois de questionado se o encontro foi para abordar a realização de legislativas antecipadas.

Segundo José Pedro Sambú, no encontro foi analisada a possibilidade de serem realizadas eleições legislativas e a CNE explicou os aspectos técnicos e financeiros fundamentais.

Entretanto o chefe do estado confrontado com a situação depois da cimeira extraordinária da UEMOA voltou a firmar que caso houver bloqueio na casa do povo usaria a sua prorrogativa criando condição para realização do escrutínio antecipado.

Semanas atrás, o presidente da República Úmaro Sissoco Embalo ameaçou dissolver o parlamento caso houver qualquer bloqueio por parte dos parlamentares.

De referir que a CEDEAO no seu último comunicado avisou que Sissoco Embaló terá até ao dia 22 de Maio que nomear um novo Primeiro-ministro, que de acordo com a Constituição bissau-guineense, deverá pertencer ao PAIGC (Partido da Independência da Guiné e de Cabo Verde).

Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi








Sem comentários:

Enviar um comentário