quarta-feira, 25 de setembro de 2019

PNUD QUER APOIAR GUINÉ-BISSAU NA LUTA CONTRA CORRUPÇÃO

O representante adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) disse, ontem (23), em Bissau, que a sua Organização vai apoiar, nos próximos dias, a elaboração de uma estratégia nacional de luta contra corrupção na Guiné-Bissau

A informação avançada no âmbito da entrega de duas viaturas e materiais informáticas, ao Tribunal de Conta, no âmbito do projecto financiado pelo Banco Africana para Desenvolvimento (BAD) e executado pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD).

De acordo ainda com José Levy, a luta contra corrupção é um elemento importante do programa do governo, e o PNUD e as outras agências dos sistemas das Nações Unidas estão empenhados em apoiar o Tribunal de Conta e as outras instituições nacionais na formulação de uma estratégia e da sua implementação.

“São impressionantes os números da corrução em África e os efeitos negativos que têm no desenvolvimento do próprio continente”.

Relativamente às matérias entregues ao Tribunal de Conta, José Levy, disse que o apoio vai reforçar a capacidade do Tribunal de Conta, para que possa fiscalizar de “maneira correta” as actividades financeiras do Estado e de mais entidade públicas.

Já o presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Cabe, prometeu fazer bom uso dos equipamentos para colmatar as dificultardes da instituição nos trabalhos das fiscalizações.

Entretanto, Simone Cuia Bano, em representação do Banco Africano para Desenvolvimento, explica que o financiamento faz parte de um projecto de apoio a capacidade de reforço económico que o BAD tem com o governo da Guiné-Bissau.

No total são duas viaturas e dez computadores e os seus assessórios que o Tribunal de Contas recebeu no âmbito deste projecto financiado pelo BAD e executado pelo PNUD.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário