sexta-feira, 27 de setembro de 2019

«GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU» DISCURSO DO SECRETÁRIO DE ESTADO NO ATO DA CERIMÓNIA DA AVALIAÇÃO NACIONAL DE CANTINA ESCOLAR


Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científico

Bom dia, excelentíssimos senhores e senhoras
Sinto-me extremamente honrado por poder estar aqui a testemunhar este ato de Avaliação Nacional de Cantina Escolar.
O Governo da Guiné-Bissau vem apostando num modelo educativo inovador da uniformização do acesso à educação escolar, para as crianças de todo país; no aprofundamento da inclusão educativa e a eliminação de qualquer forma de exclusão através da gratuidade da frequência e permanência no sistema educativo; num novo modelo de gestão das escolas e reorganização escolar de modo a possibilitar que todas as crianças tenham acesso à igualdade de condições, a começar pela cobertura alimentar nas respetivas escolas .
 Excelências,
A cantina escolar constitui um espaço privilegiado de educação para a saúde, para a promoção de estilos de vida saudáveis e para a igualdade social, garantindo a frequência e o possível sucesso escolar.
Com a intervenção do PAM, através de Cantina Escolar, nestes últimos tempos, o abandono escolar diminuiu, a taxa de aprovação tem vindo a aumentar a cada ano que passa.
Cantina escolar é muito importante na estabilização do próprio sistema educativo, sua qualidade e competividade com os demais.
E a grande meta só será atingida com todos nós juntos, unidos, pela Educação e por um sistema moderno onde as crianças tenham qualidade de vida e conhecimentos sólidos.
Que Deus nos abençoe nessa caminhada. 
Com estas palavras, declaro aberta a sessão.
Muito obrigado

 Bissau, 26 de setembro de 2019

O Secretário de Estado
Mestre Garcia Biifa Bedeta

Sem comentários:

Enviar um comentário