quarta-feira, 18 de setembro de 2019

«FOSFATO/FARIM» ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS DE SALKENHE RESPONSABILIZA GOVERNADOR DE OIO PELOS DANOS CAUSADOS PELA EMPRESA ITAFOS

Bissau, 17 Set 19 (ANG) – A Associação dos Filhos e Amigos da tabanca Salkenhé, sector de Farim, região de Oio, responsabiliza o governador de região de Oio pelos danos causados pela empresa ITAFOS que explora Fosfato naquela localidade, noticiou a rádio África FM.

Segundo esta estação emissora, essa acusação dos populares daquela zona norte do país foi transmitida através de um comunicado esta segunda-feira, na qual acusaram Veríssimo Tambá de desvalorizar a morte de uma criança de treze anos de idade, para além de dezenas de gados bovinos e animais que caíam nas valas abertas pela empresa ITAFOS.

Aquela organização dos filhos da Salkenhé considerou de” irresponsável” esta prática da empresa exploradora de fosfato em Farim, sem qualquer medida de segurança para proteger a população local de graves riscos de vida e outros danos incalculáveis.

Segundo o comunicado, a organização prometeu que vai instruir a comunidade local para um boicote imediato e consequente paralisação de todas as actividades extractivas da empresa naquela aldeia nortenha, até a criação de condições de segurança para a população.

Exigiu também a demissão imediata do governador da região alegando que tenha provado em várias ocasiões a sua “insensibilidade para com os interesses da população local”.

A Associação dos Filhos e Amigos de Salkenhé garantiu avançar com uma queixa-crime contra o governador da região de Oio, por alegada má gestão dos cerca de 58 milhões de francos CFA dos fundos provenientes do pagamento da licença de mineração.
Conosaba-ANG/JD/ÂC//SG,M   

Sem comentários:

Enviar um comentário