terça-feira, 24 de setembro de 2019

«OPINIÃO» "O QUE O E-GLOBAL QUERIA QUE DEVORÁSSEMOS?" - DR. MARCELINO ARMINDO MONTEIRO


Dr. Marcelino Armindo Monteiro - Consultor independente. Administrador e doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
Um título polémico e com clara insinuações chegava aos seus leitores no dia 09/08 de 2019, pelas 15 horas e 18 minutos. “Guiné-Bissau: Aristides Gomes debaixo de fogo por nomeações polémicas”.
As ditas nomeações polémicas não vinha da parte do partido que o primeiro ministro pertence, mas sim, de um outro partido que veio da oposição e que decidiu se juntar a partido do primeiro ministro.



As ditas nomeações polémicas não vinha da parte do partido que o primeiro ministro pertence, mas sim, de um outro partido que veio da oposição e que decidiu se juntar a partido do primeiro ministro.

O Rodrigo Nunes, o correspondente que assinou o artigo decidiu montar a peça, em que menos atentos podiam cair rapidamente, no mesmo conto que é aclamado desde que a Guiné-Bissau foi alçado a estatuto de “Narco-Estado”.

E assim ele escreveu: “Pouco mais de apenas um mês após a tomada de posse, o Primeiro Ministro Aristides Gomes (PM-AG, abreviado por nós) está debaixo de fogo por parte da Comunidade Internacional”. Assim podíamos pergunta naquela altura, Rodrigo, porque PM-AG estaria de baixo de fogo da Comunidade Internacional? Ele nos responderia: Em causa, as nomeações para a estrutura do Ministério de Interior que estarão a ser impostas por Nuno Na Biam, líder do partido APU, parceiro da coligação que sustenta o governo de maioria”.

Ao lermos a resposta do Rodrigo a nossa pergunta, ele nos mostra que os problemas vêm das amizades do APU, não do PAIGC e muito menos estaria em causa as amizades do PM Aristides Gomes. Mas quem são estes malfeitores que o APU e seu presidente Nuno levou ao governo que estão causando dor de cabeça à AG?

O correspondente Rodrigo afirma no seu artigo que estas pessoas são:

O mesmo afirma na sua publicação que o PM-AG estaria sendo pressionado para não aceitar estes nomes pela ligação deles com o narcotráfico.

O que e-Global pretende passar neste paragrafo, nada mais é de que Nuno, leva, como outros fizeram no passado, a este governo grupo de pessoas da força de segurança do país ligado a tráfico de droga. E este medo da Comunidade Nacional e Internacional em que um governo “limpinho” estaria sendo sujado por militares ou policiais traficantes. Para os que acompanha a caminhada dos últimos vinte anos da Guiné-Bissau, não ficariam surpresos pelas diversas narrativas que são lançadas na imprensa nacional e internacional, como o e-Global para manchar o bom nome da nossa gloriosa força Armanda.

Poucos questionam, por que só tráfico ligada as nossas forças armadas são questionadas? E os traficantes de gravatas e fato preto não, será que não temos? O que o e-Global sabia e não colocou neste artigo? Qual era a intenção de levantar suspeitas as mesmas pessoas de sempre e sem fundamento? Era mesmo a intenção do e-Global denunciar o movimento suspeito ou desviar a nossa atenção? O e-Global sabe algo ou eles também estão sendo enganados? Por que no mesmo período, tudo indica que alguém foi procurar Nuno Na Biam e este recusou a oferta, o e-Global publica um artigo atacando-o e suas amizades? Fica para o leitor responder.
Sabemos que falar do tráfico das forças armadas na Guiné-Bissau soa bem para os incautos. É uma forma clássica de camuflar a vista dos menos atento da nossa pátria.

Nas minhas andanças no mundo fora, e nas minhas conversas com muitos amigos me fez compreender o que muitas organizações nacionais e internacionais fazem para manchar o bom nome de algumas figuras importante e erguer nome daqueles que os ajudam a sugar o sangue do povo.

Nestes dias numa das minhas conversas com um amigo, que em outro momento conversava com outros amigos dele, ele me disse, “o amigo me perguntou o seguinte, irmão porque no governo de PM-AG é apreendido grande quantidade de droga? O amigo me disse que respondeu-lhe o seguinte: se você for o advogado do PM-AG deve, sem duvida responder que ele é um trabalhar, por isso consegue com recursos escassos apreender as drogas no seu mandato; ou se você for um adversário, simplesmente você diria que o PM-AG é um traficante.

Como tudo indica no último episódio, eu sinto muito ter que discordar com a primeira versão (Advogado) do meu amigo dizendo o seguinte: diga-me com quem tu andas lhe direi quem tu és. Espero estar certo ao copiar este velho proverbio. O decreto de nomeação do Sr. Colombiano indica amizade de lado oposto que o e-Global sabe e não fala.



Por que será que não temos nenhum artigo do e-Global informando novamente o verdadeiro motivo da preocupação do PM-AG? Será porque a máscara caiu ou sentiram também que foram enganados?


As duas toneladas sendo queimadas, queimadas ou camufladas?

Como se não bastasse o Rodrigo, se é que existe este jornalista em Dakar, demonstra que o Nuno é sensível a solidariedade Balanta e isso está sendo induzido pelo o que ele chama da “Velha Guarda militar”. E alerta, a comunidade internacional em Bissau está preocupado com isso, em especial os Estados Unidos.

O USA, mesmo? O governo de TRUMP de olha nos militares da Guiné-Bissau? E por que não pegaram o Zambrano? Alguém acredita nisso? USA preocupado com os traficantes na Guiné-Bissau e depois o Zambrano é preso e solto em seguida? Ou alias, alojado num dos melhores hotéis da capital. Coisas nossas!

O que tirou sono do PM-AG está bem claro no seu despacho de 15 de agosto de 2019, mas para o e-Global a fumaça vinha do Ministério do Interior e das forças armadas. Pelo visto, eles foram enganados, porque o “fogo realmente está a arder na primatura”, com conselheiro endinheirados vindos da colômbia.

Assisti a conferência de empresa de MADEM, Nado-Madinga, como é chamado na Guiné-Bissau, demonstrou nítido conhecimento sobre o assunto, algo que o e-Global não teve coragem de investigar. Ter um conselheiro vindo da Colômbia, mesmo se for uma criança valeria a pena perguntar a se mesmo, “Colômbia, Colômbia, Colômbia, Colômbia...” Com todo respeito a este país dos meus amigos e dos grandes jogadores.

Término deixando esta questão: É mesmo as indicações do Nuno ou de amizades balantas que deixou o PM-AG debaixo de fogo ou a intenção é nos deixar entretidos enquanto faziam a “coca” passar?

Por Dr. Marcelino Armindo Monteiro.

Artigo referenciado:

Sem comentários:

Enviar um comentário