sábado, 21 de setembro de 2019

BRASIL APOIA A GUINÉ-BISSAU EM 50.000 EUROS PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS


No princípio da tarde deste sábado, 21 de setembro de 2019, no Centro Cultural Brasil – Guiné –Bissau, em Bissau, foi assinado o Memorando de Entendimento, entre o Governo Brasileiro e a Comissão Nacional de Eleições – CNE, no domínio de transferência de conhecimentos e apoio técnico, com vista as eleições presidenciais de 24 de novembro de 2019.

O ato vem testemunhar a relação de cooperação técnica que advém de longa data e que tem contribuído, significativamente, no aperfeiçoamento dos técnicos da CNE e permitir que as eleições na Guiné-Bissau, sejam cada vez mais coroados de êxitos.

Ainda se informa que foram assinados dois outros documentos, de grande importância para país, sobre o Centro de Formação Profissional e o Centro de Formação das Forças de Segurança.

Cne Guiné Bissau

BRASIL APOIA A GUINÉ-BISSAU EM 50.000 EUROS PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Brasil disponibiliza 50. 000 euros (cerca de 32.350.000 F.cfa) para apoiar a realização de eleições presidenciais na Guiné-Bissau, agendadas para 24 de novembro próximo.

O protocolo de financiamento foi assinado este sábado, 21 de setembro de 2019, na embaixada do Brasil na Guiné-Bissau.

Presenciaram a cerimônia, o presidente da Comissão Nacional de Eleições(CNE), José Pedro Sambú, ministra da Justiça, Ruth Monteiro e a representante Especial do secretário geral das Nações Unidas, Rosine Sori-Coulibaly.

Durante a sua explanação, o embaixador do Brasil no país, Fábio Guimarães Franco, diz que o país espera que a CNE desempenha um papel crucial neste processo eleitoral, para garantir que estás venham a ser consideradas livres, justas e transparentes.

Guimarães Franco diz que os parceiros estão certos de que, tomadas as devidas precauções, e trabalhando com ímpeto e profissionalismo, juntos com os parceiros internacionais, as eleições presidenciais serão consideradas, no futuro, como um momento decisivo na história da Guiné-Bissau.

Na ocasião, o presidente da CNE, José Pedro Sambú, diz que ato vem complementar as sucessivas ações já desenvolvidas, na decorrência do qual foi assinada um memorando de entendimento com o tribunal superior eleitoral, visando implementar ações de formação, em vários domínios de gestão eleitoral.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais a 24 de novembro, e a segunda volta do escrutínio, caso seja necessário, vai decorrer a 29 de dezembro.

A campanha eleitoral vai decorrer entre 01 a 22 de novembro.

O Movimento para Alternância Democrática Democrática e o Partido da Renovação Social têm pedido a realização de um novo recenseamento para eleições ou uma atualização dos cadernos eleitorais.

Recentemente uma missão do alto nível da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), propôs aos partidos políticos e candidatos independentes às eleições presidenciais a manutenção dos cadernos eleitorais das eleições legislativas passado, para o próximo pleito de novembro.

As eleições presidenciais estão orçadas em 5,9 milhões de euros.

Por: AC
Conosaba/Radio Jovem 







Sem comentários:

Enviar um comentário