quinta-feira, 19 de setembro de 2019

GENERAL DO POVO:“SOU CANDIDATO DE TODOS OS GUINEENSES SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, COR OU DE RELIGIÃO”

O candidato do Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15) às eleições presidenciais marcadas para 24 de novembro, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta quarta-feira, 18 de setembro de 2019, que é candidato de todos os guineenses sem distinção de raça, cor ou de religião. O candidato apoiado pela segunda força política no parlamento aproveitou a ocasião para criticar os casos relacionados com a apreensão da droga que voltou a ensombrar o país, afirmando que a “Guiné-Bissau não pode ser a república das bananas em que cada vez que um grupo de pessoas está a testa de governação, a droga entra no país como se fosse Colômbia”.
Úmaro Sissoco Embaló fez esta declaração aos jornalistas depois de ter depositado os dossiês da sua candidatura no Supremo Tribunal de Justiça para concorrer às presidenciais de novembro, assegurando, no entanto, que se lhe for confiado o destino do país, a primeira atitude que irá tomar será a de refundar o Estado da Guiné-Bissau como forma de dignificar os guineenses.
“Sou candidato de todos os guineenses sem distinção de raça, cor ou de religião. Porque acredito que só com a união é possível falar de uma república. A minha candidatura está ladeada de pessoas humildes que deram provas na Guiné-Bissau, neste país e nos lugares em que trabalharam”, enfatizou.
O candidato do MADEM-G15 às presidenciais de novembro sublinhou que o Estado guineense precisa ser dignificado, através de uma reconciliação nacional para restaurar a confiança entre os cidadãos nacionais, sem que seja necessária a criação de uma comissão para tal. Porém, aponta que o processo de reconciliação deve partir do próprio Chefe de Estado. Afiançou que ele, enquanto candidato, reúne condições para fazer acontecer a reconciliação de que o país tanto almeja, caso seja legitimado nas urnas como Presidente da República da Guiné-Bissau.  
“Não será surpresa para ninguém o resultado das eleições presidenciais marcadas para o dia 24 de novembro para o candidato do Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15), apesar daquilo que está a acontecer neste momento”, assegurou, acusando o atual chefe do governo, Aristides Gomes, de estar a gerir o processo eleitoral a favor do candidato do seu partido, Domingos Simões Pereira.
 “Acompanhou-o para depositar os seus documentos no Supremo Tribunal de Justiça, mas felizmente já se denunciaram uns aos outros sobre quem realmente está envolvido no tráfico da droga”, afirmou, mostrando ao mesmo tempo que está disposto a aceitar qualquer resultado, tendo em conta o grau da responsabilidade que tem para com a nação guineense.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A  
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário