segunda-feira, 15 de julho de 2024

Guines-Liga: BENFICA EMPATA COM CANCHUNGO E CONTINUA A LUTA “TITÂNICA” PELA CONQUISTA DA PROVA


Faltam três jornadas para o encerramento do Campeonato Nacional de primeira divisão (Guines-Liga) da presente época desportiva na Guiné-Bissau 2023-2024 e continua a luta pela conquista da competição e permanência desta prova organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).

O Sport Bissau e Benfica, o atual líder da tabela classificativa da Guines-Liga, e o FC Canchungo, campeão em titulo, continuam a lutar “mano-mano” para a conquista da competição nesta parte final da prova. No último fim de semana foi realizada a 27.ª da Guines-Liga, e a partida ficou marcada pelo esforço das duas equipas que lutam pela conquista da competição.

Em partida realizada no passado dia 13 de julho, no campo Mamadu Bobo Djaló em Pandim, setor de Canchungo, os Lobos de Canchungo empataram 0 a 0 com o Benfica, perdendo assim a oportunidade para encurtar a distância em relação aos encarnados na tabela classificativa.

Segundo relatos da imprensa desportiva consultadas pela secção desportiva do jornal O Democrata, foi uma partida assistida por um número considerável de adeptos e dirigentes desportivos, e decorreu de forma equilibrada durante os 90 minutos regulamentares.

Após a partida em Canchungo, a equipa técnica das duas equipas históricas da Guiné-Bissau consideram justo o resultado. Nelson Embana, treinador Adjunto do Benfica, transmitiu aos jornalistas que as Águias vão continuar a lutar jornada a jornada para conquistar a Guines-Liga. Por seu turno, o histórico treinador de Canchungo, João Dembi “Cassaco”, assegurou que o adversário não jogou nada, mas disse que o seu clube vai lutar pela revalidação do titulo nacional.

A partida ficou marcada com a expulsão do jogador do Benfica Saliu Mané aos 50 minutos do jogo, que deixou o clube encarnado a jogar apenas com 10 unidades em campo e permitiu ao FC Canchungo assumir o controlo da posse da bola criando enormes dificuldades para adversário.

Com este empate, o Benfica continua na liderança da Guines-Liga com 66 pontos na tabela classificativa. As águias, que perderam apenas um jogo esta época frente aos Tigres de São Domingos, têm mais quatro pontos em relação ao Canchungo, numa altura em que faltam três jornadas para o fecho da competição. Por seu turno, o FC Canchungo, mantém-se na vice-liderança com 62 pontos na tabela classificativa.

Em caso da derrota de Canchungo na próxima jornada e o Benfica vencer o seu jogo, pode sagrar-se campeão nacional. Mas, se o Benfica perder e o Canchungo ganhar o seu jogo, vai encurtar a distância em um ponto em relação aos encarnados.

Na próxima jornada, a 28ª da Guines-Liga, o Benfica vai receber a visita do Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa e o FC Canchungo vai deslocar-se até a zona da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal para jogar contra os Tigres de São Domingos. Estas duas partidas serão realizadas na sexta-feira, 19 de julho, segundo o comunicado da LGCF.

Os adversários do Benfica e Canchungo estão numa zona crítica da tabela e lutam para garantir a permanência na competição. Na jornada 27ª da Guines-Liga, que encerrou ontem, domingo, 14 de julho, o Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa e o Tigres de São Domingos empataram os seus respetivos jogos.

O histórico os Balantas de Mansoa, que vem de uma vitória na jornada anterior empatou em casa 2 a 2 diante FC Cuntum e perdeu a oportunidade de aproximar-se dos seus lugares da manutenção, enquanto, os Tigres de São Domingos empatou 1 a 1 no reduto de FC Pelundo.

Estas duas equipas, a par do Sporting Clube de Bafatá, Binar FC, Flamengo de Pefine, Portos de Bissau e FC Cuntum, estão a lutar pela permanência na Guines-Liga. Restam nove pontos em disputa entre estas equipas que lutam pela permanência na competição. Sporting Clube de Bafatá e Binar FC ocupam o penúltimo e ultimo lugar da tabela classificativa.

A formação leonina de Bafatá, que empatou na jornada anterior frente ao Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, foi derrotada pela União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), por 1 a 0 no seu reduto. Por seu turno, o Binar FC foi goleado por 6 a 0 diante do Sporting Clube da Guiné-Bissau. Estas duas equipas vivem crises internas no seio do clube divido a disputa pela liderança.

Já o Flamengo de Pefine, que fez uma primeira volta péssima, melhorou bastante nesta segunda volta que lhe permitiu sair no ultimo lugar da tabela. Após a vitória na jornada anterior por 4 a 1 diante de Sonaco, esta equipa sediada no bairro de Pefine empatou, no último fim de semana, na visita ao reduto dos Arados de Nhacra 1 a 1.

Os Portos de Bissau, que foi a equipa sensação nas primeiras três jornadas da Guines-Liga, empatou 1 a 1 frente ao Nuno Tristão FC Bula. O clube dos Estivadores prometeu bastante no inicio da época desportiva, mas estão agora a lutar pela manutenção, embora não esteja na zona critica da tabela.

Embora restem 9 pontos para disputar, existem já clubes que estão a cumprir o calendário esperando o fecho da prova, nomeadamente a UDIB, Sporting, Gabú, Bula, Sonaco, Pelundo e Arados de Nhacra. Estas formações já garantiram a manutenção, mas não têm possibilidade de lutar pelo titulo nesta presente época desportiva. A UDIB, Sporting e o Gabú prometeram bastante na primeira volta do campeonato, mas acabaram por perder muitos pontos na segunda volta e deixaram o Benfica e o Canchungo a lutar para a conquista do titulo.

A 26 ª jornada da Guines-Liga ficou marcada com a fuga de 12 jogadores da Guiné-Bissau que Participavam na 1ª Edição do Torneio da União das Federações de Língua Portuguesa, de sub-17, em Portugal. Os miúdos guineenses que estavam em Portugal a representar o país no Torneio Luso Cup, fugiram e estão em parte incerta.

A informação foi tornada pública pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau. A entidade máxima do futebol guineense confirmou o facto num comunicado, onde dá conta que a fuga ocorreu na tarde do ultimo sábado. Na sequência deste incidente a Guiné-Bissau não disputou ontem o jogo de final frente ao Brasil.

Esta manha a Federação de Futebol informou que quatro jogadores dentre os doze que fugiram voltaram ao centro do estágio.

Resultados completos da 32.ª jornada da Guines-Liga

Canchungo 0 Benfica 0

Sporting 6 Binar 0

Mansoa 2 Cuntum 2

Sonaco 0 Gabú 0

Nhacra 1 Pefine 1

Portos de Bissau 1 Bula 1

Bafatá 0 UDIB 1

Pelundo 1 São Domingos 1

Classificações:

1 – Benfica tem 66 pontos,

2 – Canchungo tem 62 pontos,

3 – UDIB tem 45 pontos,

4 – Sporting tem 45 pontos,

5 – Gabú tem 41 pontos,

6 – Bula tem 36 pontos,

7 – Sonaco tem 35 pontos,

8 – Pelundo tem 34 pontos,

9 – Nhacra tem 33 pontos,

10 – Cuntum tem 31 pontos,

11 – Portos de Bissau tem 31 pontos,

12 – Pefine tem 30 pontos,

13 – São Domingos tem 25 pontos,

14 – Mansoa tem 24 pontos,

15 – Bafatá tem 23 pontos,

16 – Binar tem 21 pontos.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário